filmeu

Disciplina Introdução à Investigação em Desporto e Atividade Física

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Introdução à Investigação no Desporto e Atividade Física enquadra-se no 1º ciclo em Educação Física e Desporto. Os conteúdos programáticos desta UC permitem ao estudante familiarizar-se com as metodologias de pesquisa, escrita e de comunicação científica fundamentais para a análise, elaboração e avaliação de documentos científicos e académicos. O conhecimento que se espera que os estudantes adquiram durante a UC são essenciais para que os estudantes (1) adquiram novos conhecimentos de forma autónoma, (2) sejam capazes de entender a base científica da Educação Física e Desporto, (3) tenham uma perspetiva critica do conhecimento científico existente e que venha a ser gerado, e (4) possam, no futuro, manter uma prática profissional atualizada e baseada na evidência.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    [CP - conteúdos programáticos] CP1. METODOLOGIAS EM INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA Definição de conceitos Fontes de informação Base de dados Motores de pesquisa Referenciação e gestores de referências bibliográficas CP2. PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS Tipo de publicações científicas Normas para a elaboração de publicações científicas Resumos Artigos Comunicações em painel e oral
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências que permitam, compreender o processo científico, utilizar motores de pesquisa e bases de dados bibliográficas para a fundamentação de trabalhos, referenciar corretamente as fontes utilizadas para a realização de trabalhos e criar ferramentas de comunicação com recurso a programas específicos. Definindo os objetivos de aprendizagem (OA), pretende-se que os estudantes que frequentem a presente UC: OA1. Adquiram conhecimento sobre o processo científico, tipos de estudos e níveis de evidência científica; OA2. Conheçam ferramentas de pesquisa e software de referenciação bibliográfica; OA3. Adquiram competências de pesquisa e referenciação; OA4. Adquiram conhecimentos para a elaboração dos materiais necessários ao âmbito científico e pedagógico.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1): Resolução de casos práticos (ME2), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME3), Pesquisa bibliográfica (ME4), Análise de artigos científicos (ME5), Atividades em pequeno grupo (ME6), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME7).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    American Psychological Association. (2020). Publication Manual of the American Psychological Association. 7th edition. Washigton: American Psychological Association. Helena Donato. (2012). Comunicação em medicina: guia prático. Bial. Bucchi, M. & Trench, B. (eds) (2008), Handbook of Public Communication and Science and Technology. London: Routledge.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios