filmeu

Disciplina Aprendizagem e Adaptação Motora

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC do 1.º ciclo, e da área científica, de Educação Física e Desporto, proporciona uma abordagem alargada e compreensiva da problemática da aprendizagem motora ao longo da vida. O estudo destes fenómenos, centra-se na interdependência entre o processo de desenvolvimento motor e os diversos domínios do desenvolvimento (i.e., motor, cognitivo, afetivo e social), considerando os processos internos associados com a prática ou com a experiência que conduzem a um ganho na capacidade de prestação motora. O estudo da transformação voluntária e controlada do comportamento será abordado numa perspetiva ecológica, considerando-a como o produto da interação do indivíduo com o meio envolvente. Esta interação deverá pautar-se por princípios de formação humana e científica, de forma a que as questões da aprendizagem motora sejam abordadas através de um ato pedagógico eficiente e adequado, num enquadramento de formação corporal de base, lazer e recreação ou de desporto de rendimento.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. INTRODUÇÃO À PERFORMANCE HUMANA E À APRENDIZAGEM MOTORA  1. Definição de conceitos fundamentais: aprendizagem, aprendizagem motora, aprendizagem latente, controlo motor, comportamento motor, ação, movimento, performance.  II. HABILIDADES MOTORAS. 1. Análise da tarefa e sistemas de classificação; caraterísticas principais, aspetos determinantes e componentes envolvidos na sua execução. 2. Fases da aprendizagem das habilidades motoras. 3. Os processos de aquisição, os mecanismos de retenção e as determinantes da transferência. III. FATORES DE APRENDIZAGEM 1. Motivação, instrução e demonstração 2. Organização da prática 3. Informação de retorno
  • Objetivos

    Objetivos

    A presente UC tem como objetivos disponibilizar conhecimentos teóricos e práticos de base e atualizados na área da Aprendizagem e Adaptação Motora. Neste sentido, pretende-se que os estudantes que frequentam esta UC sejam, no final da mesma, capazes de demonstrar as seguintes competências: 1) Conhecer e interpretar os referenciais explicativos da adaptação e aprendizagem motora; 2) Conhecer os processos, operações, os mecanismos essenciais da prestação motora e distinguir as teorias que enquadram o conhecimento; 3) Conhecer a evolução típica dos indivíduos em aprendizagem e os processos inerentes; 4) Identificar e enquadrar teoricamente os fatores influenciadores da adaptação e aprendizagem motora.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1): Resolução de casos práticos (ME2), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME3), Pesquisa bibliográfica (ME4), Análise de artigos científicos (ME5), Atividades em pequeno grupo (ME6), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME7).  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Barreiros, J. (2016). Desenvolvimento Motor e Aprendizagem. Manual de Curso de Treinadores de Desporto. IPDJ. - Godinho, M., Mendes, R., Melo, F., Matos, R., Barreiros, J. (2015). Controlo motor e aprendizagem. Trabalhos práticos. Edições FMH: Lisboa. - Godinho, M., Barreiros, J, Melo, F. e Mendes, R.(2007). Controlo Motor e Aprendizagem. Fundamentos e Aplicações, (2ª ed.), FMH Edições: Lisboa. - Haibach-Beach, P. S., Perreault, M., Brian, A., & Collier, D. H. (2023). Motor learning and development. Human kinetics. - Hamel, R., Dallaire-Jean, L., De La Fontaine, É., Lepage, J. F., & Bernier, P. M. (2021). Learning the same motor task twice impairs its retention in a time- and dose-dependent manner. Proceedings. Biological sciences, 288(1942), 20202556. https://doi.org/10.1098/rspb.2020.2556
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios