-
Apresentação
Apresentação
Pretende-se com esta UC que os estudantes adquiram competências sobre, não só a história dos desportos de exploração da natureza como da sua aplicabilidade e evolução no tempo. O conhecimento sobre os diferentes regulamentos, as diferentes abordagens de ensino das modalidades, o dominio de técnicas bases torna-se-á uma mais valia na formação dos estudantes, que lhes permitirá, exemplificar e expor os seus conhecimentos aos colegas, corrigir e orientar, planear, executar e gerir uma sessão prática da modalidade.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1267-22929
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I - REMO 1.1. História da modalidade e sua evolução no tempo; 1.2. Material 1.3. Segurança 1.4. Técnica 1.5. Afinações 1.6. Treino do Remo 1.7. Gestão da Atividade 1.8. Regulamentos 1.9. Remo para pessoas com deficiência II - ORIENTAÇÃO 2.1. História da modalidade e sua evolução no tempo; 2.2. Considerações gerais da modalidade; 2.3. Mapas de Orientação; 2.4. Orientação Pedestre: Traçado de percursos 2.5. Diferentes abordagens da modalidade; 2.6. Introdução às técnicas de orientação 2.7.Jogos Didácticos de aprendizagem da Orientação
-
Objetivos
Objetivos
A UC de Desportos de Natureza, Recreação e Lazer tem como objectivo proporcionar ao aluno conhecimentos e prática sobre modalidades desportivas com características de desporto de competição/lazer únicas onde a destreza física e o contacto com a natureza são um factor predominante. Neste sentido pretende-se que os estudantes: 1) Conheçam as diferentes modalidades e a sua evolução no contexto desportivo 2) Experimentem/apliquem os fundamentos de iniciação à prática das modalidades 3) Realizem a gestão de uma sessão de prática desportiva.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME1) Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2) Resolução de casos práticos (ME3), Atividades em pequeno grupo (ME4), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME5).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aires, António; Sérgio, Luís e Aires, Tiago (2005); Manual do Traçador de Percursos, FPO Concept2 Indoor Rowing Foundation (2020). Instructor’s Manual Confederação Brasileira de Remo (2015); Guia de Remo, Manual para Iniciantes. Disponivel em: http://www.remobrasil.com/attachments/article/843/GuiaRemo-Iniciantes.pdf Ministério da Educação. (2018) Aprendizagens essenciais - Articulação com o perfil dos alunos. Lisboa: Ministério da Educação Note, Volker (2011); Rowing Faster, 2nd edition; Human Kinetics Orientação, desporto com pés e cabeça (2011). FPO - Mafra
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não