-
Apresentação
Apresentação
Esta UC deve fornecer conhecimentos de base atualizados e competências relativas ao ensino/treino do voleibol em diferentes contextos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1267-22931
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Metodologia para o ensino do voleibol 1.Caracterização do voleibol como jogo desportivo coletivo 2. Princípios de aprendizagem motora aplicados ao voleibol 3. Princípios de ensino da tática individual e coletiva 4. Construção de exercícios, plano de aula e unidade didática II. Estudo da técnica e tática individual fundamental 1. Serviço 2. Manchete 3. Passe 4. Remate 5. Bloco 6. Técnicas defensivas III. Estudo da estrutura tática fundamental das diferentes formas de jogo 1. Jogos pré-voleibol 2. Jogos reduzidos (1x1; 2x2; 3x3) 3. Jogo formal (6x6)
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os alunos: 1) adquiram conhecimentos sobre a história, as regras básicas, as técnicas/táticas (bem como os principais erros cometidos e respetivas formas de correção) e a elaboração de planos de aula/treino e unidades didáticas; adquiram igualmente, do ponto de vista motor, os procedimentos técnicos/táticos que propiciem a sua capacidade de ensinar/demonstrar; 2) Compreendam os princípios que regem o ensino/aprendizagem dos movimentos desportivos, da tática e de organização didática/metodológica necessários ao ensino do voleibol; 3) Apliquem adequadamente, em situação de exercício-critério e de jogo reduzido ou formal, os procedimentos técnicos/aprendidos e, em situação de planeamento/intervenção, os conhecimentos adquiridos. 4) Adquiram competências de âmbito científico, operacional e transversal (predisposição para a aprendizagem, trabalho em grupo, observação de regras de segurança, respeito pelos outros e pontualidade, comunicação).
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão elaboradas situações de prática pedagógica em situação simulada, visando a aprendizagem de competências de observação, conceção e intervenção e resolução de problemas práticos após discussão em pequenos grupos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Reynaud, C. (Ed.) (2015). The Volleyball Coaching Bible - volume II. Champaign, IL: Human Kinetics Publishers. Hebert, M. (2014). Thinking Volleyball. Champaign, Il: Human Kinetics Publishers. Reynaud, C. (2011). Coaching Volleyball. Technical and Tactical skills. Champaign, IL: Human Kinetics Publishers. Paolini, M. (2009). Il Nuovo Sistema Pallavolo. Ferriera di Torgiano: Calzetti-Mariucci Editori. Kessel, J. (2009). Minivolley. USA Volleyball. Martín, J. J. & Santandreu, C. (2009). Voleibol Táctico. Badalona: Editorial Paidotribo. Schmidt, B. (2016). Volleyball - Steps to success. Champaign, IL: Human Kinetics Publishers.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não