filmeu

Disciplina Andebol

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC enquadra-se no 1º ciclo do curso de Educação Física e Desporto e procura fornecer os conhecimentos de base e competências relativas ao ensino/treino do andebol em diferentes contextos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Enquadramento teórico da modalidade, história, regulamento, terminologia, simbologia, contexto escolar e federativo; Metodologia para o ensino do andebol: Caracterização do andebol como jogo desportivo coletivo; Princípios do ensino da técnica/tática individual, tática grupal e tática coletiva; Construção e implementação de exercícios, planos de aula e unidade didática; Técnica/tática individual ofensiva e defensiva; Tática grupal ofensiva e defensiva; Tática coletiva; Estrutura tática fundamental das diferentes formas de jogo: Jogos pré-desportivos; Jogos reduzidos e adaptados; Jogo formal; O Andebol adaptado e andebol de praia.  
  • Objetivos

    Objetivos

    Adquirir conhecimentos sobre o desenvolvimento da modalidade e regras base; Adquirir, do ponto de vista motor, competências técnico/táticas que facilitem a capacidade de ensino; Aplicar adequadamente, em situação de exercício critério, jogo reduzido ou jogo formal, os elementos técnico/táticos adquiridos; Compreender os princípios que regem o ensino/aprendizagem do andebol enquanto jogo desportivo coletivo; Planificar e aplicar aulas/treinos em função do contexto; Identificar os diferentes elementos técnico/táticas da modalidade, principais erros cometidos e respetivas formas de correção; Refletir acerca da sua atuação, identificar pontos fortes, pontos fracos e alternativas pedagógicas; Demonstrar predisposição permanente para a aprendizagem no trabalho individual e em grupo; Cumprir as regras de funcionamento da aula (assiduidade, participação, pontualidade, regras de segurança e respeito pelos outros).  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática; Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem ; Resolução de casos práticos; Atividades em pequeno grupo; Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Arraya, M. & Sequeira, P. (Ed.) (2012). Andebol: Um caminho para o alto rendimento. Lisboa: Visão e Contextos. Batista, P., Graça, A. & Estriga, L. (Ed.) (2024). Orientações para uma educação física que abrace a diversidade – componentes curriculares da aptidão física e dos jogos de invasão. Porto: Editora FADEUP. Estriga, L. & Moreira, I. (2014). Ensino do andebol na escola. ensinar e aprender. Porto: Editora FADEUP. Garcia, J. (1998). Balonmano, táctica grupal ofensiva - Concepto, estructura y metodologia. Madrid: Gymnos Editorial Deportiva. Graça, A. & Oliveira, J. (Ed.) (1995). O ensino dos jogos desportivos. Porto: Centro de Estudos dos Jogos Desportivos Ribeiro, M. & Volossovitch, A. (2004). Andebol 1 - O ensino do andebol dos 7 aos 10 anos. Cruz Quebrada: FMH edições. Ribeiro, M. & Volossovitch, A. (2008). Andebol - O ensino do andebol dos 11 aos 14 anos. Cruz Quebrada: FMH Edições.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios