filmeu

Disciplina Filosofia do Desporto

  • Apresentação

    Apresentação

      A Filosofia dedica-se a problemas transversais a todas as atividades humanas. Carateriza-se pela procura de respostas fundamentadas e claras para as suas perguntas, em áreas sistemáticas interligadas entre si, que assentam em conceitos e formas de argumentar desenvolvidos ao longo da história.. Esta área do saber, contempla uma grande diversidade de escolas e de métodos, que lhe permite colocar novas questões e transformá-las de forma mais aprofundadas e inovadoras. Por essa razão, grande parte das ciências nasceram a partir da Filosofia, que mantém uma intervenção indispensável nas sociedades atuais. Neste contexto, a fundamentação filosófica é necessária na prática desportiva, porque a motricidade humana não é unicamente psicofisiologia do indivíduo, mas expressão concentrada de um itinerário onde está o Homem num todo.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

      CP1. A Filosofia do Desporto: O que é a filosofia: Diferentes perspetivas CP2. O Problema do Conhecimento: O que significa conhecer CP3. O corpo como problema filosófico da Educação Física CP4. A Estética e a sua importância na pós-modernidade a A Estética como um valor na Educação Física CP5. Uma visão ética na Filosofia do Desporto A Ética desportiva
  • Objetivos

    Objetivos

    Objetivo de Aprendizagem (OA) 1. Reconhecer as contribuições da filosofia do desporto para um entendimento mais amplo da condição humana e da prática desportiva. Método de Ensino (ME): aulas expositivas e discussões em grupo. OA2. Analisar as diferentes abordagens filosóficas de forma a entender a natureza e o propósito do desporto na sociedade, incluindo o papel do corpo, da competição e da realização pessoal.ME: aulas expositivas e discussões em grupo. OA3. Compreender a importância da ética e da estética na elaboração do conhecimento e no exercício da atividade profissional. ME: Aulas expositivas e atividades em grupo. OA4. Analisar criticamente questões éticas e morais que surgem no ambiente esportivo, como doping, violência, discriminação, entre outros. ME: Aulas expositivas, atividades práticas e discussão coletiva. OA5. Analisar a importância da ética na filosofia do desporto. ME: Aulas expositivas, atividades práticas e discussão coletiva.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1), Resolução de casos práticos (ME2), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME3), Pesquisa bibliográfica (ME4), Análise de artigos científicos (ME5), Atividades em pequeno grupo (ME6), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME7).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      Bachelard, G. (2009). A filosofia do Não (6ª ed.) Presença Garcia, R., Pereira, A. (2021). Ética e Desporto - Desafios Atuais e Futuros. Almedina Mocarzel, R. (Og). (2021). Uma busca pela estética do desporto nos documentos internacionais norteadores do desporto.Appris Appris Monteiro, A. (2021). E se Sócrates (o filósofo) fosse professor de Educação Física? WhiteBOOKS Salvater, F. (2000). Ética para um jovem. Presença Santos, J., Moreira, W. (2020). O corpo em cina: reflexões para a educação escolar. Revista Pensar a Prática, 23. DOI 10.5216/rpp.v23.59483 Sérgio, M. (2023). Filosofia do Futebol. Não há jogos; há pessoas que jogam. Cultura Editora Sobreira, V., Nista-Piccolo, & Moreira, W. (2020). Do corpo à corporeidade. Uma possibilidade educativa. Cadernos de Pesquisa, 23 (3),1- 77.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios