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Disciplina Atividade Física e Saúde Pública

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC do 1º ciclo e da área científica de Educação Física e Desporto, visa transmitir conhecimentos atualizados sobre: a relação entre a saúde pública e o nível de aptidão física das populações, e ainda o risco de desenvolvimento de doença ou lesão, tanto no âmbito da atividade física e saúde (AFS), como no âmbito do alto rendimento desportivo (ARD). Pretende-se que os estudantes entendam a relação entre: 1) os diferentes níveis de atividade física, e o desenvolvimento de doenças crónicas ou mortalidade por todas as causas; e 2) os diferentes tipos ou cargas de exercício, e o risco de lesão desportiva. Pretende-se, também, que conheçam as principais recomendações para os níveis de atividade física, as entidades mundiais de referência, e, também, os protocolos de prevenção de lesão mais comuns, utilizados em diferentes desportos. Esta base conceptual é determinante para o correto planeamento e elaboração de planos de intervenção no âmbito da educação física, da AFS, e, também, do ARD.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos programáticos (CP) desta UC são: 1. Perspetiva histórica da relação entre atividade física (AF) e a saúde pública: 1.1 Da teoria dos humores à atualidade epidemiológica 2. Principais conceitos e inter-relações: 2.1 Saúde; fator de risco; sedentarismo; AF; exercício; e aptidão física 3. Associação entre níveis de AF, risco de desenvolvimentos de doença e mortalidade por todas as causas 3.1 A importância do sono para a saúde 4. Componentes da aptidão física relacionadas com a saúde: 4.1 Aptidão cardiorrespiratória 4.2 Aptidão musculosquelética 4.3 Composição corporal 5. Recomendações de AF para todas as idades: 5.1 Organização mundial da Saúde 5.2 Colégio Americano de Medicina Desportiva 5.3 Programa Nacional para a Promoção da AF 5.4 Recomendações de Movimento de 24 horas 6. Síndrome de sobretreino e risco de lesão 7. Principais protocolos de prevenção de lesão no alto rendimento
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os estudantes desta UC desenvolvam os seguintes objetivos de aprendizagem: 1. Conhecer a relação entre os diferentes níveis de atividade física com a saúde, nos diferentes espectros da atividade física, educação física e desporto. 2. Conhecer a base fisiológica da relação entre atividade física e saúde, e entre sobrecarga e risco de lesão; 3. Entender a relação dose-resposta da atividade física e do exercício. 4. Conhecer e aplicar os principais métodos de avaliação da atividade física e da carga externa. 5. Avaliar e estratificar o risco de doença ou lesão, nas diversas populações. 6. Conhecer as principais recomendações para os níveis de atividade física e respetivas organizações mundiais de referência. 7. Conhecer os atuais programas nacionais para a promoção da atividade física e a missão das respetivas organizações. 8. Planear, com base na evidência científica, intervenções efetivas no âmbito da atividade física e saúde, e da prevenção de lesões.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino (ME) utilizadas serão: Aulas expositivas (ME1); Resolução de casos práticos (ME2); Visualização e discussão de vídeos (ME3); Pesquisa bibliográfica (ME4); Análise de artigos científicos (ME5); Atividades em pequeno grupo (ME6); e Orientação tutorial (ME7). As práticas de inovação pedagógica (PIP) visam a elaboração de atividades online de: análise e síntese de artigos ou outros conteúdos/sites com produção de apresentações resumo (PIP1); utilização de ferramentas de criação, memorização e/ou aplicação dos conteúdos abordados (PIP2).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Kohl III, H., Murray, T., & Salvo, D. (2019). Foundations of physical activity and public health. Human Kinetics Publishers. U.S. Department of Health and Human Services. (2018). Physical Activity Guidelines for Americans, 2nd edition . Washington, DC: U.S. Department of Health and Human Services. Bouchard, C., Blair, S. N., & Haskell, W. L. (2012). Physical activity and health . Human Kinetics. Dishman, R. K., Heath, G. W., & Lee, I. M. (2012). Physical activity epidemiology . Human Kinetics. Doral, M. N., Tandogan, R. N., Mann, G., & Verdonk, R. (Eds.). (2011). Sports injuries: prevention, diagnosis, treatment and rehabilitation . Springer Science & Business Media.
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