filmeu

Disciplina Desportos de Raquetes

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente Unidade Curricular acenta na vivência e desenvolvimento de competências e conhecimentos em torno de desportos de raquete com tradição no processo de ensino e de aprendizagem em contexto escolar em Portugal (ténis, badminton), assim como novas tendências no âmbito destes desportos (padel).
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1) História, evolução e novas tendências dos desportos de raquete 2) Estrutura formal e da estrutura funcional dos desportos de raquete 3) Regras e regulamentos 4) Terminologia específica: conceitos e definições 5) Os principais gestos técnicos: da sua análise à sua execução 6) Componentes críticas dos movimentos, análise e interpretação 7) Dinâmica individual e colectiva 8) Etapas de aprendizagem e desenvolvimento.
  • Objetivos

    Objetivos

    A presente UC tem como objetivos disponibilizar conhecimentos teóricos e práticos de base e atualizados na área dos Desportos de Raquetes. Neste sentido pretende-se que os alunos: 1) Compreendam a especificadade dos desportos de raquetes e conhecer a sua evolução; 2) Identifiquem, descrevam e executem os procedimentos tático-técnicos específicos das modalidades; 3) Analisem e interpretem a dinâmica dos pressupostos das modalidades e dos seus procedimentos específicos; 4) Desenvolvam a capacidade de observação.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME1); Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2); Resolução de casos práticos (ME3); Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME4), Atividades em pequeno grupo (ME5); Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Federação Portuguesa de Badminton (2007). Leis de Jogo; Federação Portuguesa de Ténis (2007) - Regras Oficiais; Linares, M., & Hortelano, M. (1994). Iniciacion al Badminton. Imagem y Deporte. Zaragoza; Flichtbeil, R. (2006). Aprenda Ténis. Editora Civilização. Federação Portuguesa de Badminton (2017). Espaço Técnico. Disponível em: https://fpbadminton.pt/portal/espaco-tecnico/ Martins, R., Dias, G., & Mendes, P. (2017). Ténis: estratégia, percepção e acção. Imprensa da Universidade de Coimbra.  Sanches, P. (2018). Padel escolar. Guia prático do professor. EPAL.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios