filmeu

Disciplina Estágio em Contexto Desportivo

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC enquadra-se no 1o ciclo, e na área científica, de Educação Física e Desporto. O seu objetivo é a intervenção supervisionada do estudante na atividade profissional, realizada em diferentes contextos desportivos. Através da realização de um estágio, o estudante tem a oportunidade de integrar uma equipa de trabalho, em contexto real de prática, e iniciar, progressivamente, a sua futura atividade profissional. Esta interação gradual em contexto real de prática, garante a consolidação das conhecimentos e competências adquiridas durante os dois anos anteriores da licenciatura, e potencia a aquisição e o desenvolvimento de novas competências, determinantes para uma preparação específica e abrangente. A realização desta UC, no último ano do plano de estudos, fornece aos estudante uma intensa experiência de preparação para as atividades profissionais no âmbito de diferentes contextos desportivos e garante uma estreita colaboração com diferentes Instituições de Acolhimento.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os Conteúdos Programáticos (CP) são: 1. Caracterização da Instituição de acolhimento: realidade específica, infraestruturas e equipamentos, principais objetivos e população alvo; 2. Determinação das componentes que determinam o rendimento desportivo adapatado aos diferentes contextos desportivos; 3. Conceção e planeamento de treino; 4. Operacionalização e controlo de treino; 5. Orientação dos atletas em competição (se aplicável); 6. Avaliação e reflexão crítica dos diferentes tarefas que compõe o estágio.
  • Objetivos

    Objetivos

    Os principais objetivos de aprendizagem (OA), são: OA1) Garantir a integração numa Instituição de Acolhimento, possibilitando ao estudante a capacidade de reconhecer as sua características, nomeadamente, o respeito pela sua linha hierarquica, a cadeia para a tomada de decisões e a relação horizontal interpessoal; OA2) Complementar a formação académica dos estudantes através do contacto com a realidade do mercado de trabalho; OA3) Proporcionar a consolidação e o aprofundamento da formação teórico-prática, através da integração do estudante numa atividade laboral sob supervisão, onde este aplique, em contexto real, os conhecimentos e as competências adquiridas ao longo da sua formação académica. OA4) Possibilitar que o estudante adquira autonomia, hábitos de reflexão crítica e desenvolva a necessidade de constante atualização nos domínios do conhecimento científico e pedagógico. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Experimentação  e exercitação  prática (ME1); Práticas pedagógicas em situação real de planeamento, organização  e intervenção  no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2); Resolução de casos práticos (ME3), Análise e discussão de situações hipotéticas (ME4), Atividades em pequeno grupo (ME5); Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    American College of Sports Medicine. (2018). Diretrizes ACSM – Para os testes de Esforço e a sua Prescrição (10ª ed.). W. Kluwer. American college of sports (2021). ACSM’s guidelines for exercise testing and prescription (11th ed.). United States: Wolters Kluwer. Clark, M., Lucett, S. & Sutton, B. (2012). NASM Essentials of Personal Fitness Training. 4th Ed. Lippincott Williams & Wilkins, Baltimore. Desporto Escolar (2000). Expressão e Educação Físico-Motora. Editorial do Ministério da Educação. Lisboa. WHO. (2021). Global Recommendations on Physical Activity for Health. Geneve.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios