-
Apresentação
Apresentação
Esta UC enquadra-se no 1o ciclo, e na área científica, de Educação Física e Desporto. O seu objetivo é a intervenção supervisionada do estudante na atividade profissional, realizada em diferentes contextos desportivos. Através da realização de um estágio, o estudante tem a oportunidade de integrar uma equipa de trabalho, em contexto real de prática, e iniciar, progressivamente, a sua futura atividade profissional. Esta interação gradual em contexto real de prática, garante a consolidação das conhecimentos e competências adquiridas durante os dois anos anteriores da licenciatura, e potencia a aquisição e o desenvolvimento de novas competências, determinantes para uma preparação específica e abrangente. A realização desta UC, no último ano do plano de estudos, fornece aos estudante uma intensa experiência de preparação para as atividades profissionais no âmbito de diferentes contextos desportivos e garante uma estreita colaboração com diferentes Instituições de Acolhimento.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 20
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULP1267-22951
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Sim
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Os Conteúdos Programáticos (CP) são: 1. Caracterização da Instituição de acolhimento: realidade específica, infraestruturas e equipamentos, principais objetivos e população alvo; 2. Determinação das componentes que determinam o rendimento desportivo adapatado aos diferentes contextos desportivos; 3. Conceção e planeamento de treino; 4. Operacionalização e controlo de treino; 5. Orientação dos atletas em competição (se aplicável); 6. Avaliação e reflexão crítica dos diferentes tarefas que compõe o estágio.
-
Objetivos
Objetivos
Os principais objetivos de aprendizagem (OA), são: OA1) Garantir a integração numa Instituição de Acolhimento, possibilitando ao estudante a capacidade de reconhecer as sua características, nomeadamente, o respeito pela sua linha hierarquica, a cadeia para a tomada de decisões e a relação horizontal interpessoal; OA2) Complementar a formação académica dos estudantes através do contacto com a realidade do mercado de trabalho; OA3) Proporcionar a consolidação e o aprofundamento da formação teórico-prática, através da integração do estudante numa atividade laboral sob supervisão, onde este aplique, em contexto real, os conhecimentos e as competências adquiridas ao longo da sua formação académica. OA4) Possibilitar que o estudante adquira autonomia, hábitos de reflexão crítica e desenvolva a necessidade de constante atualização nos domínios do conhecimento científico e pedagógico.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Experimentação e exercitação prática (ME1); Práticas pedagógicas em situação real de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2); Resolução de casos práticos (ME3), Análise e discussão de situações hipotéticas (ME4), Atividades em pequeno grupo (ME5); Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
American College of Sports Medicine. (2018). Diretrizes ACSM – Para os testes de Esforço e a sua Prescrição (10ª ed.). W. Kluwer. American college of sports (2021). ACSM’s guidelines for exercise testing and prescription (11th ed.). United States: Wolters Kluwer. Clark, M., Lucett, S. & Sutton, B. (2012). NASM Essentials of Personal Fitness Training. 4th Ed. Lippincott Williams & Wilkins, Baltimore. Desporto Escolar (2000). Expressão e Educação Físico-Motora. Editorial do Ministério da Educação. Lisboa. WHO. (2021). Global Recommendations on Physical Activity for Health. Geneve.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não