filmeu

Disciplina Ginástica

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Ginástica, enquadra-se no 1º ano da formação inicial do 1º Ciclo de estudos no âmbito da Educação Física e Desporto Escolar, área científica Educação Física e Desporto. Disponibiliza competências essenciais de base e transversais ao desempenho profissional, tendo como áreas de atuação e domínios de intervenção, do conhecimento, descrição, interpretação, aplicação e execução, no seio do sistema educativo, na matéria cultural referente - Ginástica.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1 Bases e Fundamentos da Ginástica: elementos gímnicos de menor complexidade de abrangência nas diferentes disciplinas da Ginástica (Artística; Rítmica; Trampolim; Acrobática; Aeróbica); CP2.Enquadramento regulamentar; filosofia educacional e fundamentos da ginástica; Conceitos Gímnicos Básicos e Padrões do Movimento Gímnicos; CP3 Estrutura de sessão de treino/aula de Ginástica para crianças e jovens em idade escolar; aquecimento, progressões metodológicas de ensino e treino de capacidades Físicas; música e coreografia; formas de intervenção do professor e capacidade de reconhecer e corrigir erros técnicos, segurança na prática.
  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecer, interpretar e aplicar corretamente: OA1 os conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos nas atividades de base da ginástica, com incidência na regulamentação, ajuizamento, conceitos básicos, aparelhos na ginástica e nomenclatura especifica nas áreas competitivas e não competitivas; OA2 as formas de intervenção do professor na conceção e aplicação de uma estrutura de sessão/aula de ginástica para crianças e jovens em idade escolar, com recurso a diferentes níveis de planeamento. OA3. Vivenciar práticas de habilidades gímnicas básicas, sem erros-tipo, incluindo equilíbrios de base, rotações, saltos gímnicos, elementos técnicos em grupo, exercícios de adaptação aos aparelhos da ginástica, fixos, moveis e portáteis.  OA4 Adquirir e aplicar conhecimentos referentes às progressões metodológicas, incluindo conhecimentos de preparação física geral e específica, música e coreografia, inerentes à execução correta dos elementos gímnicos abordados na didática da unidade curricular.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME1) Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2) Resolução de casos práticos (ME3), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME4), Atividades em pequeno grupo (ME5), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Araújo, C. (2002). Manual de ajudas em ginástica. Porto: Porto Editora. Araújo, C., Lebre, E. (2006). Manual de Ginástica Rítmica. Porto Editora. Federation international  Gymnastics (FIG). (2023) Gymnastics for all: world wide Galhardo, J., Azevedo, L.(2007). Fundamentos básicos da ginástica Acrobática Competitiva. Autores Associados. Moreira, J. & Araújo, C. (2004). Manual técnico e pedagógico de Trampolins. Porto: Porto Editora. Peixoto, C. (1993). Ginástica Desportiva. Lisboa: Edições FMH.  Peixoto, C. & Ferreira, V. (1993). A Ajuda Manual: Atitude corporal face ao executante. Lisboa: Edições FMH. Pomona, F. (2020). Gymnastics. ISBN 9786555175547  Russell, K. (2010). Basicgym. Fundamentos da Ginástica e literacia motora. 1ª Edição, Federação de Ginástica de Portugal.    
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios