-
Apresentação
Apresentação
Esta UC do 1º ciclo e da área científica de Educação Física e Desporto, visa transmitir conhecimentos atualizados sobre: a relação entre a saúde pública e o nível de aptidão física das populações, e o risco de desenvolvimento de doença ou lesão, tanto no âmbito da atividade física e saúde (AFS), como no âmbito do alto rendimento desportivo (ARD). Pretende-se que os estudantes entendam a relação entre: 1) os diferentes níveis de atividade física, e o desenvolvimento de doenças crónicas ou mortalidade por todas as causas; e 2) os diferentes tipos ou cargas de exercício, e o risco de lesão desportiva. Pretende-se, também, que conheçam as principais recomendações para os níveis de atividade física, as entidades mundiais de referência, e, também, os protocolos de prevenção de lesão mais comuns, utilizados em diferentes desportos. Esta base conceptual é determinante para o correto planeamento e elaboração de planos de intervenção no âmbito da educação física, da AFS, e, também, do ARD.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1267-27163
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos (CP) desta UC são: CP 1 - Perspetiva histórica da relação entre atividade física (AF) e a saúde pública: Da teoria dos humores à atualidade epidemiológica; CP 2 - Principais conceitos e inter-relações: Saúde; fator de risco; sedentarismo; AF; exercício; e aptidão física CP 3 - Associação entre níveis de AF, sono, risco de desenvolvimentos de doença e mortalidade por todas as causas; CP 4 - Componentes da aptidão física relacionadas com a saúde: Composição corporal, aptidão cardiorrespiratória e musculosquelética; CP 5 - Recomendações de AF para todas as idades: Organização mundial da Saúde, Colégio Americano de Medicina Desportiva, Programa Nacional para a Promoção da AF e Recomendações de Movimento em 24 horas; CP 6 - Síndrome de sobretreino e risco de lesão; CP 7 - Principais protocolos de prevenção de lesão no alto rendimento.
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os estudantes desenvolvam os seguintes objetivos de aprendizagem (OA): OA 1 - Conhecer a relação entre os diferentes níveis de atividade física (AF) com a saúde, nos diferentes espectros da AF, educação física e desporto. OA 2 - Conhecer a base fisiológica da relação entre AF e saúde, e entre sobrecarga e risco de lesão; OA 3 - Entender a relação dose-resposta da AF e do exercício; OA 4 - Conhecer e aplicar os principais métodos de avaliação da AF e da carga externa; OA 5 - Avaliar e estratificar o risco de doença ou lesão, nas diversas populações; OA 6 - Conhecer as principais recomendações para os níveis de AF e respetivas organizações mundiais de referência; OA 7 - Conhecer os atuais programas nacionais para a promoção da AF e a missão das respetivas organizações; OA 8 - Planear, com base na evidência científica, intervenções efetivas no âmbito da AF e saúde, e da prevenção de lesões.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino (ME) utilizadas serão: Aulas expositivas (ME1); Resolução de casos práticos (ME2); Visualização e discussão de vídeos (ME3); Pesquisa bibliográfica (ME4); Análise de artigos científicos (ME5); Atividades em pequeno grupo (ME6); e trabalho de campo (ME7).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
World Health Organization. (2020). WHO guidelines on physical activity and sedentary behaviour. Kohl III, H., Murray, T., & Salvo, D. (2019). Foundations of physical activity and public health. Human Kinetics Publishers. U.S. Department of Health and Human Services. (2018). Physical Activity Guidelines for Americans, 2nd edition . Washington, DC: U.S. Department of Health and Human Services. Bouchard, C., Blair, S. N., & Haskell, W. L. (2012). Physical activity and health . Human Kinetics. Dishman, R. K., Heath, G. W., & Lee, I. M. (2012). Physical activity epidemiology . Human Kinetics. Doral, M. N., Tandogan, R. N., Mann, G., & Verdonk, R. (Eds.). (2011). Sports injuries: prevention, diagnosis, treatment and rehabilitation . Springer Science & Business Media.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não