-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Tecnologias da Construção II tem como objetivo a compreensão das técnicas construtivas de edifícios, dos seus principais problemas e patologias face aos agentes externos. É dado ênfase ao estudo e a compreensão do dimensionamento (ações, análise e comportamento estrutural) e da tecnologia de execução (materiais, estruturas, composição e aplicação) dos principais elementos da construção de edifícios (fundações, contenções periféricas, estruturas, pavimentos, paredes e coberturas). Também são abordados aspetos gerais do dimensionamento de redes prediais de água e drenagem de águas residuais domésticas e pluviais. Dada a variedade de soluções construtivas e materiais disponíveis no mercado, esta unidade curricular visa contribuir para o esclarecimento e escolha de estratégias que permitam futuros engenheiros analisar e tomar decisões sobre as possibilidades de utilização de diferentes técnicas e materiais disponíveis na indústria da construção civil.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP730-13648
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conteúdos programáticos 1. Trabalhos preliminares: - Técnicas de demolição - Movimentação de terras - Escavações - Drenagem de escavações - Implantação de edifícios 2. Fundações: - Fundações diretas, semi-diretas e indiretas 3. Execução de estruturas de contenção de terras: - Muros de suporte - Contenções periféricas: cortinas de estacas, paredes moldadas, paredes tipo "Berlim" 4. Ações e combinações: - Classificação das ações - Critérios de quantificação e combinação das ações 5. Introdução aos sistemas estruturais e construtivos: - Desenvolvimento das construções e dos sistemas estruturais - As construções antigas em alvenaria e os sismos - Renascimento das alvenarias 6. Paredes, coberturas e pavimentos: - Das soluções tradicionais à atualidade - Materiais - Exigências funcionais 7. Execução de estruturas em betão armado: - Betão: fabrico, colocação e cura - Armaduras - Cofragem 8. Instalação de águas e esgotos em edifícios: - Instalações de águas - Instalações de esgotos domésticos e pluviais
-
Objetivos
Objetivos
A presente unidade curricular tem como objetivo a aquisição e consolidação de conhecimentos em vários domínios da área de engenharia civil. Desta forma são objetivos de aprendizagem: - Conhecimento e domínio dos trabalhos de preparação em obra como demolições, movimentações de terra, implantação de edifícios, assim como a legislação atual aplicada neste contexto; - Posterior construção de fundações e contenções periféricas de acordo com o Eurocódigo 7; - Domínio de ações e combinações de ações para o dimensionamento de estruturas segundo o Eurocódigo 0 e 1; - Conhecimento de sistemas construtivos, materiais de construção e soluções construtivas face a agentes externos regendo-se pelo Eurocódigo 6; - Implementação de redes de águas, esgotos e águas pluviais de acordo com a legislação atual.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Na Unidade Curricular em questão, serão articulados os conceitos teóricos com aplicações práticas em casos reais. É promovido, durante as aulas, a colaboração entre os alunos e com o próprio docente de forma a trabalharem em equipa na resolução de problemas. Aos alunos serão expostas as temáticas e os problemas para posterior enquadramento dos conceitos. As práticas de "Problem Based Learning" (PBL) são valorizadas em todas as aulas da respetiva Unidade Curricular.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
NP EN 1990, Eurocódigo 0: Bases para o projeto estrutural e geotécnico. NP EN 1991, Eurocódigo 1: Acções em Estruturas. NP EN 1996-1, Eurocódigo 6: Projeto de estruturas de alvenaria - Parte 1-1: Regras gerais para estruturas de alvenaria armada e não armada. NP EN 1997-1, Eurocódigo 7: Projecto geotécnico - Parte 1: Regras gerais Regulamento de Segurança e Acções para Estruturas de Edifícios e de Pontes (RSA), Decreto-Lei 235/83 de 31 de Maio, 1983.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não