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Disciplina Infraestruturas Rodoviárias e Ferroviárias

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Infraestruturas Rodoviárias pretende dotar os alunos de licenciatura em Engenharia Civil de bases sólidas no âmbito da Engenharia Rodoviária, de modo a que estes adquiram as competências necessárias para a realização de projetos de rodovias. São ainda introduzidos os conceitos essenciais relativos às Infraestruturas Ferroviárias.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Capítulo 1. Infraestruturas Rodoviárias: conceitos gerais. Capítulo 2. Introdução à engenharia de tráfego. Capítulo 3. Geometria do traçado. Capítulo 4. Estudo do traçado e projeto de uma estrada. Capítulo 5. Terraplenagens e movimento de terras. Capítulo 6. Introdução ao estudo de pavimentos rodoviários. Capítulo 7. Infraestruturas Ferroviárias: enquadramento; conceitos gerais.
  • Objetivos

    Objetivos

    Os principais objetivos relativos às Infraestruturas Rodoviárias são: - Conhecer os princípios básicos do projeto geométrico de rodovias; - Conhecer as principais condicionantes de traçado; - Projetar a diretriz e a rasante de uma rodovia para uma determinada velocidade de base; - Caracterizar o tráfego de uma rodovia e estimar volumes de tráfego para projeto; - Avaliar o nível de serviço e determinar a sua capacidade de uma rodovia. Pretende-se ainda, como objetivo de carácter geral: - Identificação das respetivas fases de projeto e execução em obras de infraestruturas rodoviárias; - Leitura e interpretação de peças desenhadas da especialidade de vias de comunicação. Desenvolvimento de conhecimentos para aplicações de: - Executar projetos de infraestruturas rodoviárias; - Fiscalizar obras de infraestruturas rodoviárias; - Desenvolver projetos de movimentos de terras e terraplenagens. Finalmente, pretende-se desenvolver o gosto pela Ferroviá e introduzir os conceitos essenciais neste domínio.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de suporte ao processo de ensino - aprendizagem são centradas no estudante e no desenvolvimento da sua autonomia, seja ao nível da aquisição seja da aplicação de conhecimentos. No decorrer das aulas, os estudantes realizam um projeto de uma estrada.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - França, A.Q.S (1995) Geometria do traçado, integrado nos Apontamentos de Vias de Comunicação da Disciplina de Vias de Comunicação. FEUP, pp. 1 a 50. - França, A.Q.S (1991) O estudo do traçado de estradas, integrado nos Apontamentos de Vias de Comunicação da Disciplina de Vias de Comunicação. FEUP; pp. 1 a 61. - JAE (1994). Norma de Traçado.  
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