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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular Análise Estrutural constitui uma base para o engenheiro civil na área das estruturas, introduzindo conceitos fundamentais que permitem a expressão do equilíbrio e compatibilidade em estruturas de engenharia civil, nomeadamente estruturas reticuladas. Desta forma, esta unidade introduz os conceitos de base essenciais ao cálculo, dimensionamento e projeto de estruturas de engenharia civil.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP730-4475
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos: Cálculo de Deslocamentos em estruturas isostáticas (Teorema dos Trabalhos Virtuais) Método das Forças em estruturas hiperestáticas. Método dos Deslocamentos em estruturas hiperestáticas. Comparação entre o Método das Forças e o Método dos Deslocamentos em estruturas hiperestáticas.
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Objetivos
Objetivos
A unidade curricular tem como objetivo principal proporcionar aos alunos conhecimentos básicos sobre a formulação e aplicação de métodos para a análise de estruturas reticuladas. Através da conclusão desta unidade curricular, o estudante deverá conseguir: Formular a matriz de flexibilidade e de rigidez para estruturas reticuladas; Compreender e identificar as hipóteses e passos a adotar na análise estrutural recorrendo ao método das forças e dos deslocamentos; Usar métodos de análise estrutural para o cálculo de deslocamentos, esforços e reações em estruturas reticuladas com várias condições de apoio e carregamento; Desenvolver a competência da aplicação dos métodos básicos de análise estrutural e a capacidade de análise crítica o sobre comportamento estrutural.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Na Unidade Curricular em questão, serão articulados os conceitos teóricos com exercícios práticos. É promovido, durante as aulas, a colaboração entre os alunos e com o próprio docente de forma a trabalharem em equipa na resolução de problemas. Aos alunos serão expostas as temáticas e os problemas para posterior enquadramento dos conceitos. As práticas de "Problem Based Learning" (PBL) são valorizadas em todas as aulas da respetiva Unidade Curricular. A utilização de software que permita a análise dos problemas é também aplicada.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
A. Ghali, A. M. Neville and T.G. Brown. Structural Analysis. A unified classical and matrix approach. E & FN Spon, 6th edition, 2009. J. A. Teixeira de Freitas e Carlos Tiago, Análise elástica de estruturas reticuladas, IST, Lisboa, 2020.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não