filmeu

Disciplina Análise Estrutural

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular Análise Estrutural constitui uma base para o engenheiro civil na área das estruturas, introduzindo conceitos fundamentais que permitem a expressão do equilíbrio e compatibilidade em estruturas de engenharia civil, nomeadamente estruturas reticuladas. Desta forma, esta unidade introduz os conceitos de base essenciais ao cálculo, dimensionamento e projeto de estruturas de engenharia civil.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos: Cálculo de Deslocamentos em estruturas isostáticas (Teorema dos Trabalhos Virtuais) Método das Forças em estruturas hiperestáticas. Método dos Deslocamentos em estruturas hiperestáticas. Comparação entre o Método das Forças e o Método dos Deslocamentos em estruturas hiperestáticas.
  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular tem como objetivo principal proporcionar aos alunos conhecimentos básicos sobre a formulação e aplicação de métodos para a análise de estruturas reticuladas. Através da conclusão desta unidade curricular, o estudante deverá conseguir: Formular a matriz de flexibilidade e de rigidez para estruturas reticuladas; Compreender e identificar as hipóteses e passos a adotar na análise estrutural recorrendo ao método das forças e dos deslocamentos; Usar métodos de análise estrutural para o cálculo de deslocamentos, esforços e reações em estruturas reticuladas com várias condições de apoio e carregamento; Desenvolver a competência da aplicação dos métodos básicos de análise estrutural e a capacidade de análise crítica o sobre comportamento estrutural.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Na Unidade Curricular em questão, serão articulados os conceitos teóricos com exercícios práticos. É promovido, durante as aulas, a colaboração entre os alunos e com o próprio docente de forma a trabalharem em equipa na resolução de problemas. Aos alunos serão expostas as temáticas e os problemas para posterior enquadramento dos conceitos. As práticas de "Problem Based Learning" (PBL) são valorizadas em todas as aulas da respetiva Unidade Curricular. A utilização de software que permita a análise dos problemas é também aplicada.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    A. Ghali, A. M. Neville and T.G. Brown. Structural Analysis. A unified classical and matrix approach. E & FN Spon, 6th edition, 2009. J. A. Teixeira de Freitas e Carlos Tiago, Análise elástica de estruturas reticuladas, IST, Lisboa, 2020.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios