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Apresentação
Apresentação
Introdução de conceitos essenciais no contexto da geologia e geomorfologia.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP730-6820
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Geologia. 2. A Terra dinâmica. 3. A matéria mineral. 4. As rochas. 5. Alteração de maciços rochosos. 6. Os solos. 7. Reconhecimento e prospeção geológica. 8. Água superficial e subterrânea. 9. Processos geomorfológicos.
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Objetivos
Objetivos
Estudo das principais propriedades das rochas e das características geológicas dos maciços visando a resolução de problemas de engenharia e do meio ambiente decorrentes da interação com atividades humanas. Previsão de acidentes geológicos com vista à sua prevenção ou mitigação. Introdução de conceitos fundamentais, métodos e práticas de geologia e conhecimento de processos geomorfológicos que permita a aquisição das seguintes competências: compreender a origem, a constituição genérica e a dinâmica de evolução da Terra. Conhecer, saber caracterizar e identificar os principais tipos de minerais e rochas, incluindo os processos da sua formação e da alteração dos maciços rochosos. Conhecer e saber definir os parâmetros caracterizadores dos solos, bem como os processos de reconhecimento e prospeção geológica e geotécnica. Entender a dinâmica da água superficial e subterrânea. Interpretar e compreender os processos geomorfológicos que atuam na terra e que estão ligados a fatores de risco natural.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Sempre que adequado, as metodologias de suporte ao processo de ensino - aprendizagem são centradas no estudante: no desenvolvimento da sua autonomia, seja ao nível da aquisição seja ao nível da aplicação dos conhecimentos. Neste contexto, os estudantes serão frequentemente encorajados a realizar um conjunto de trabalhos práticos (individuais e em grupo).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cockell, C. (2008). An introduction to the Earth-Life System, 2th Edition. The Open University and Cambridge Univ. Press, Cambridge, United Kingdom, 319 p. Costa, J. B. (2014). Estudo e classificação das rochas por exame macroscópico. 13ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 196 p. Deer, W.A.; Howie, R.A.; Zusman, J. (2014). Minerais constituintes das rochas - uma introdução. 5ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 727 p. Grotzinger, J.; Jordan, T. H. (2014). Understanding Earth. 7th Edition. W. H. Freeman and Company, New York, 650 p.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não