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Apresentação
Apresentação
Introdução dos primeiros conceitos relativos à Estática de Estruturas.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP730-7678
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Equilíbrio do corpo rígido. - Revisão de conceitos. 2. Cálculo de reações de apoio. - Vigas Simplesmente Apoiadas e Consolas (revisões). - Arcos de 3 Rótulas. - Vigas Gerber. - Associações de Corpos. 3. Análise de treliças. - Método do Equilíbrio dos Nós. - Método de Ritter. 4. Diagrama de esforços - Definição de esforços internos, nomeadamente esforço axial, esforço transverso e momento fletor. - Diagramas de esforços internos em peças lineares isostáticas. - Relações entre carga, esforço transverso e momento fletor. 5. Geometria de massas e propriedades das secções transversais. - Centro geométrico, de massa e de gravidade. - Momentos estáticos ou de 1ª ordem. - Momentos de inércia de área e de massa. - Teorema de Steiner. - Momento de inércia polar, raios de giração e produtos de inércia. - Momentos principais de inércia, eixos principais de inércia e eixos principais centrais de inércia.
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Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os estudantes desenvolvam a capacidade de analisar problemas envolvendo o equilíbrio de corpos rígidos (sob a ação de diferentes tipos de ações). Espera-se que os estudantes adquiram a capacidade de analisar sistemas isostáticos simples: determinar as reações de apoio, compreender os esforços internos e calcular os diagramas de esforços. Neste contexto, é dada uma particular atenção à análise de Sistemas Articulados Planos (treliças). São introduzidas as primeiras noções relativas a geometria de massas e propriedades de secções transversais, as quais se revelarão fundamentais ao longo do curso.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de suporte ao processo de ensino - aprendizagem são centradas no estudante e no desenvolvimento da sua autonomia, seja ao nível da aquisição seja da aplicação de conhecimentos. Os estudantes são frequentemente encorajados a realizar um conjunto de exercícios práticos. Adicionalmente, é dada uma particular relevância à componente laboratorial das aulas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Beer, Ferdinand P. et al. - Mecânica vectorial para engenheiros. Estática, Edições McGraw-Hill. Merianm, J. L.; Bolton, J. N.; Kraige, L. G. - Engineering Mechanics: Statics, Edições John Wiley & Sons. Hibbeler, R. C. - Engineering Mechanics. Statics, Edições Pearson Higher Education.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não