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Disciplina Estática das Estruturas

  • Apresentação

    Apresentação

    Introdução dos primeiros conceitos relativos à Estática de Estruturas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Equilíbrio do corpo rígido.       - Revisão de conceitos.   2. Cálculo de reações de apoio.       - Vigas Simplesmente Apoiadas e Consolas (revisões).       - Arcos de 3 Rótulas.       - Vigas Gerber.       - Associações de Corpos.   3. Análise de treliças.       - Método do Equilíbrio dos Nós.       - Método de Ritter.   4. Diagrama de esforços       - Definição de esforços internos, nomeadamente esforço axial, esforço transverso e momento fletor.       - Diagramas de esforços internos em peças lineares isostáticas.       - Relações entre carga, esforço transverso e momento fletor.   5. Geometria de massas e propriedades das secções transversais.       - Centro geométrico, de massa e de gravidade.       - Momentos estáticos ou de 1ª ordem.       - Momentos de inércia de área e de massa.       - Teorema de Steiner.       - Momento de inércia polar, raios de giração e produtos de inércia.       - Momentos principais de inércia, eixos principais de inércia e eixos principais centrais de inércia.
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os estudantes desenvolvam a capacidade de analisar problemas envolvendo o equilíbrio de corpos rígidos (sob a ação de diferentes tipos de ações). Espera-se que os estudantes adquiram a capacidade de analisar sistemas isostáticos simples: determinar as reações de apoio, compreender os esforços internos e calcular os diagramas de esforços. Neste contexto, é dada uma particular atenção à análise de Sistemas Articulados Planos (treliças). São introduzidas as primeiras noções relativas a geometria de massas e propriedades de secções transversais, as quais se revelarão fundamentais ao longo do curso.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de suporte ao processo de ensino - aprendizagem são centradas no estudante e no desenvolvimento da sua autonomia, seja ao nível da aquisição seja da aplicação de conhecimentos. Os estudantes são frequentemente encorajados a realizar um conjunto de exercícios práticos. Adicionalmente, é dada uma particular relevância à componente laboratorial das aulas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Beer, Ferdinand P. et al. - Mecânica vectorial para engenheiros. Estática, Edições McGraw-Hill.   Merianm, J. L.; Bolton, J. N.; Kraige, L. G. - Engineering Mechanics: Statics, Edições John Wiley & Sons.   Hibbeler, R. C. - Engineering Mechanics. Statics, Edições Pearson Higher Education.
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