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Disciplina Hidráulica I

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC é a base de conhecimento das principais teorias da mecanica do fluídos (hidrostática, teoria da quantidade de movimento, equação da continuidade e teorema de Bernoulli) aplicada a fluidos, neste caso à água.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Propriedades dos Líquidos: Forças exteriores; massa volúmica; peso volúmico e densidade; compressibilidade; viscosidade; tensão superficial e capilaridade de líquidos; tensão de saturação do vapor de um líquido. Hidrostática: Principio Fundamental; Manómetros; Impulsão. Grandes Teoremas da mecânica dos fluidos: Equação da Continuidade, Teorema de Bernoulli; Teorema da Quantidade de Movimento; Semelhança Hidráulica : Semelhança completa e incompleta; Modelos de semelhança; Análise dimensional; Orifícios e descarregadores : Orifícios de pequenas dimensões; Descarregadores de soleira delgada; Descarregadores de soleira normal; Classificação dos Movimentos dos Fluidos. Tipos de Escoamentos: Escoamentos Laminares; Escoamentos Turbulentos; Escoamentos sob pressão (1ªparte): Perdas de carga contínuas. Fórmulas de resistência;Perdas de carga localizada; Linha de Energia e Linha Piezométrica.
  • Objetivos

    Objetivos

    O principal objectivo desta UC é o ensino dos conceitos, principios e teorias fundamentais que permitam traduzir a realidade dos diversos tipos de escoamento. Pretende-se ainda que os estudantes possam aplicar e solidificar os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre sobre os grandes teoremas da mecânica dos fluidos nomeadamente a equação da continuidade, teroema de Bernoulli e teorema da quantidade de movimento, dos principios de hidrostática, analise dimensional e do tipo de escoamento.   No final desta UC, o aluno deve ter adquirido conhecimentos acerca: Noções das propriedades físicas dos fluidos; Dominar os conceitos dos grandes teoremas da mecânica dos fluidos e da hidráulica; Dominar os princípios de hidrostática e hidrocinemática; Noções dos diversos tipos de escoamento; Resolver problemas relacionados com hidrostática, hidrocinemática, diferentes tipos de escoamento, orifícios e descarregadores; Analisar e descrever fenómenos demonstrados laboratorialmente.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    METODOLOGIAS DE ENSINO: Os métodos de ensino-aprendizagem serão baseados no trabalho desenvolvido nas aulas, no estudo e na pesquisa/consulta de bibliografia pelo estudante. Durante as sessões teóricas, o docente fará a apresentação e discussão dos conteúdos programáticos, com aplicação dos conhecimentos adquiridos a situações concretas apresentadas. Nas sessões práticas, os estudantes serão envolvidos na discussão/resolução de exercícios ou problemas propostos.   AVALIAÇÃO: Semestral, de incidência contínua ou por exame final.   Avaliação Contínua: durante as aulas (e em casa) será solicitada aos alunos a resolução de exercícios (20% da avaliação). Serão ainda realizados testes de avaliação durante as aulas (2 testes, 40% cada), previamente calendarizadas com os alunos. Para terem aproveitamento, os alunos deverão obter uma nota mínima de 10 valores.   Avaliação por exame final: prova individual com componente escrita e prática (100%).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Lencastre, A., 2005, Hidráulica Geral, Edição do Autor, Portugal, ISBN: 9789729585906 - Quintela, A. C., 2009, Hidráulica, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal, ISBN: 9789723107753 - Novais-Barbosa, 1985, J, Mecânica dos Fluidos e Hidráulica Geral, 1º e 2º Volumes, Porto Editora, Porto, Portugal - Diversos textos de apoio a fornecer ao longo das aulas.
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