-
Apresentação
Apresentação
O âmbito da disciplina abrange: a) aplicação da equação fundamental da hidrostática em corpos imersos e fluidos em repouso; b) Aplicação da equação geral da dinâmica aos escoamentos líquidos. Pretende-se que o aluno adquira as seguintes competências: Dimensionamento de sistemas hidráulicos. Cálculo de forças de pressão e da impulsão sobre corpos imersos. Conhecimento do comportamento global dos escoamentos líquidos. Domínio do conceito de energia e de perda de energia de um escoamento líquido em pressão e em superfície livre.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP730-7684
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Escoamentos sob pressão (2ª Parte). Condutas gravíticas. Condutas elevatórias. Redes de condutas. Movimento uniforme e variado em condutas. Introdução ao choque hidráulico. Máquinas Hidráulicas: Principais classificações. Funcionamento integrado no circuito hidráulico. Análise das condições de aspiração (NPSH). Escoamentos com Superfície Livre: Noções gerais. Tipos e geometrias dos canais. Aplicações do Teorema de Bernoulli. Fórmulas de Resistência. Energia específica. Superfícies de Energia. Valores críticos. Aplicação do Teorema da Quantidade de Movimento. Controlo do escoamento. Regime uniforme em canais. O RGSPPDADAR. Aplicações reais.
-
Objetivos
Objetivos
O objetivo da disciplina é o de contribuir para a formação de técnicos capazes de assumir atividades profissionais ligadas à engenharia civil e à construção, relacionadas com o planeamento, projeto, construção e fiscalização de obras hidráulicas e a resolução de problemas associados a sistemas hídricos. Pretende-se que esta formação os habilite com as qualificações exigíveis para o exercício da engenharia civil e tornando-os aptos para o mercado de trabalho de âmbito alargado, nomeadamente Europeu e Lusófono.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os métodos de ensino-aprendizagem serão baseados no trabalho desenvolvido nas aulas, no estudo e na pesquisa/consulta de bibliografia pelo estudante. Durante as sessões teóricas, o docente fará a apresentação e discussão dos conteúdos programáticos, com aplicação dos conhecimentos adquiridos a situações concretas apresentadas. Nas sessões práticas, os estudantes serão envolvidos na discussão/resolução de exercícios ou problemas propostos, de trabalhos práticos experimentais, bem como lhes será solicitado trabalho a realizar fora da sala. Em determinados momentos, exigir-se-á do estudante, individualmente ou em grupo, a exposição oral do seu trabalho. Estão previstas visitas de estudo.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Lencastre, A., 2005. Hidráulica Geral, Edição do Autor, Portugal, ISBN: 789729585906. Quintela, A. C., 2009. Hidráulica, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal, ISBN: 9789723107753. Novais-Barbosa, J, 1985. Mecânica dos Fluidos e Hidráulica Geral, 1º e 2º Volumes, Porto Editora, Porto, Portugal. Manzanares, A. A, 1979. Hidráulica Geral (I e II), Técnica, AEIST, Lisboa, Portugal.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não