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Apresentação
Apresentação
Matemática I pertence ao grupo obrigatório de unidades curriculares e procura fornecer aos estudantes conhecimentos fundamentais de matemática, complementados com a unidade curricular Algebra e, no segundo semestre, com os de Matemática II.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP928-1
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Revisões sobre fundamentos de matemática (regras algébricas, lógica, teoria de conjuntos, simbologia). Geometria analítica: revisão de conceitos essenciais sobre geometria analítica plana: retas e circunferências; geometria no espaço 3D: pontos, vectores (definição, coordenadas, operações com vectores), retas e planos. Estudo de funções reais de variável real: revisão do estudo geral de funções; funções polinomiais; funções racionais; funções trigonométricas e suas inversas; exponenciais e logarítmicas; gráficos. Derivação e diferenciação. Significado geométrico da derivada de uma função num ponto. Estudo da variação de uma função e de extremos de uma função com recurso a derivadas. Funções multivariável: definições; derivadas parciais e suas aplicações.
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Objetivos
Objetivos
Introduzir conceitos fundamentais e práticas de geometria analítica e análise matemática que habilitem o estudante de capacidades para: Interpretação, análise e resolução de problemas de geometria analítica plana e no espaço; Realização do estudo de funções reais de variável real num contexto puramente matemático e no âmbito de aplicações; Saber derivar funções em R e em Rn e compreender o significado geométrico de derivada num ponto; Saber aplicar as derivadas em estudos de monotonia, extremos e de otimização de funções.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Modelo de ensino B-Learning, com um híbrido de aulas remotas síncronas (7 semanas) e aulas presenciais (8 semanas). Estratégias ativas de ensino-aprendizagem: PBL (Problem Based Learnig). Plataforma de e-learning: Moodle. Modelo de avaliação inclui a valorização da participação nas aulas e do trabalho semanal fora das aulas (pequenos exercícios para casa), para estímular uma dedicação contínua à UC. Apoio ao estudantes extra aulas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
N. Piskounov. Cálculo Integral e Diferencial (Vol.I e II). Editora Lopes da Silva (there are other editions). B. Demidovitch. Problemas e Exercícios de Análise Matemática. Escolar Editora (there are other editions). Textos didáticos: Artur F. Costa (2018). Alguns elementos sobre teoria de conjuntos (5p.) Artur F. Costa (2020). Alguns elementos sobre geometria analítica (18p.) Artur F. Costa (2011). Conceitos de geometria analítica (manuscrito, 16p.) Artur F. Costa (2018). Alguns elementos sobre funções reais de variável real - Funções polinomiais e racionais (14p.) Artur F. Costa (2018). Alguns elementos sobre funções reais de variável real - Funções exponenciais e logarítmicas (4p.) Artur F. Costa (2018). Alguns elementos sobre funções reais de variável real - Funções trigonométricas (11p.) Artur F. Costa (2018). Alguns elementos sobre derivadas - Funções reais de variável real e funções multivariável (20p.) Outros fornecidos ao longo das aulas pelos docentes.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não