-
Apresentação
Apresentação
Realização de projetos diferenciados em ambiente académico ou envolvendo instituições de acolhimento externas à ULP, ou realização de trabalho de estágio em ambiente institucional externo à ULP, suportado, aplicando e aprofundando, em conhecimentos adquiridos no curso. O trabalho, entendido como "de fim de curso", conclui-se na forma de Relatório Final a ser apresentado e defendido perante um júri. NOTA: Em regra, o desenvolvimento de projetos será por estudante, com a orientação de um docente do ciclo de estudos, Mestre ou Doutor, e a supervisão da instituição de acolhimento, quando exista, de acordo com regulamento de funcionamento específico da unidade curricular.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 20
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP928-10785
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Sim
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Realização de projetos originais no âmbito da Proteção Civil e Segurança, em ambiente académico ou envolvendo instituições de acolhimento externas à ULP, ou de trabalho de estágio em ambiente institucional externo à ULP. Como regra, o desenvolvimento de projetos será por estudante, sempre com a orientação de um docente do ciclo de estudos, Mestre ou Doutor, e a eventual supervisão da instituição de acolhimento quando exista.
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que o estudante aprofunde algumas das áreas relacionadas com Engenharia de Proteção Civil e Segurança, aplicando os conhecimentos adquiridos no curso, e se torne autónomo, crítico e criativo no desenvolvimento de um trabalho técnico-científico original, bem como demonstre a capacidade para o executar, apresentar e defender. É igualmente objetivo desta unidade curricular aproximar os estudantes ao mercado de trabalho. É também objetivo treinar a iniciativa, a capacidade de decisão e o trabalho individual em contexto real. Aprofundam-se competências para análise de situações novas, recolha de informação pertinente, seleção de metodologias de abordagem e de instrumentos de resolução de problemas concretos, resolução desses mesmos problemas, exercício de síntese e conclusões.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Como descrito antes, o funcionamento da unidade curricular constitui, em si, uma metodologia inovadora, ao responsabilizar o estudante perante um trabalho personalizado e exclusivo, orientado por um docente da área, onde deve demonstrar competências e conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação académica e aplicá-los num contexto prático. O modelo de avaliação por júri constitui outro aspeto diferenciado.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Atendendo a que a unidade curricular assenta na realização de trabalhos diversificados pelos estudantes, cada um sob orientação de um professor, a bibliografia técnica e científica e outros elementos de estudo e consulta ficam dependentes do tipo e do âmbito de cada um desses mesmos trabalhos. Regulamento de funcionamento da u.c. PROJETO/ESTÁGIO (2013) - aprovado em reunião do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias de 7 de fevereiro de 2013, Universidade Lusófona do Porto (doc interno). Normas de Escrita do Relatório Final de Projeto/Estágio (2013), Universidade Lusófona do Porto (doc interno). Normas para escrita do artigo científico de Projeto/Estágio (2013), Universidade Lusófona do Porto (doc interno). Because the course unit is based on works of a different nature and essence, each under the guidance of a teacher, the bibliography and other elements of study and consultation are dependent on the type and scope of each of these works.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim