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Apresentação
Apresentação
Consciencializar o estudante para a crescente relevância do Terceiro Setor e a sua capacidade de concretizar direitos e responder a necessidades de bem estar social da população. Familiarizar os estudantes com a natureza e as atividades desenvolvidas pelas organizações que compõem o Terceiro Setor.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP928-11804
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Enquadramento conceptual 2. Desafios ao Terceiro Sector: Inovação, Empreendedorismo social e Bolsa de valores sociais; Ética empresarial e Responsabilidade social; Introdução ao planeamento social ¿ programas e projectos sociais. 3. Natureza das organizações 3.1 Natureza Jurídica e das atividades das organizações do Terceiro Setor 3.2 Quem são as organizações do ¿Terceiro Sector¿ 3.3 Natureza das atividades desenvolvidas no Terceiro Sector 4. Administração/Gestão das Organizações do Terceiro Sector 4.1 Conceitos de gestão empresarial 4.2 Teoria das organizações 4.3 Planeamento 4.4 A Estratégia 4.5 A Estrutura 4.6 A Captação de Recursos 4.7 O Marketing Social 5. O Plano de Negócio
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Objetivos
Objetivos
Dotar o estudante de competências para o cumprimento dos dispositivos legais enquadradores da actividade. Desenvolver competências para a gestão das organizações, no sentido da sua qualidade, sustentabilidade e eficiência económica. Promover capacidades de reflexão crítica e de operacionalidade para planear, dirigir, executar e avaliar organizações, programas ou projectos nas organizações de cariz social.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Modelo de ensino B-Learning, com um híbrido de aulas remotas síncronas (7 semanas) e aulas presenciais (8 semanas). Estratégias ativas de ensino-aprendizagem: PBL (Problem Based Learnig). Plataforma de e-learning: Moodle. Modelo de avaliação inclui a valorização da participação nas aulas e do trabalho semanal fora das aulas (pequenos exercícios para casa), para estímular uma dedicação contínua à UC. Apoio ao estudantes extra aulas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Allison, M e Kaye: Strategic Planing for Nonprofit Organizations, New Jersey, Ed. Jonh Wiley, 2005 Drucker, Peter F.: As Organizações sem fins lucrativos, Lisboa: Difusão Cultural, 1990. Ministério das Finanças: POCISSSS - Plano Oficial das Instituições do Sistema de Solidariedade e de Segurança Social. Nunes, Francisco e outros: O Terceiro Setor em Portugal: Delimitação, caracterização e potencialidades. Instituto António Sérgio do Setor Cooperativo, Lisboa, 2001.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não