-
Apresentação
Apresentação
A UC vai dotar os alunos com os conhecimentos necessários para classificar o risco de incêndio tanto em contexto urbano como rural, permitindo que entenda quais os processos mais adequados à sua prevenção. A UC é basilar e sendo lecionada numa fase em que se começam a ministrar as matérias de segurança contra incêndio vai permitir um entendimento mais abrangente do comportamento do fogo e os desempenhos dos materiais perante o mesmo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP928-11806
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
PARTE 1 COMBUSTÃO 1.1. Fenomenologia da combustão 1.2. Transmissão de calor 1.3. Dinâmica do fogo PARTE 2 INCÊNDIOS RURAIS 2.1. O problema dos incêndios rurais 2.2. Combustíveis florestais 2.3. Comportamento do fogo 2.4. Risco de incêndio rural PARTE 3 INCÊNDIOS ESTRUTURAIS 3.1. Incêndios de compartimento 3.2. Propagação de incêndios em edifícios 3.3. Agentes extintores e mecanismos de extinção PARTE 4 O RISCO DE INCÊNDIO EM EDIFÍCIOS 4.1. Locais de risco 4.2. Utilizações-tipo e categorias de risco 4.3. Carga de incêndio 4.4. Análise do risco de incêndio em edifícios PARTE 5 REAÇÃO AO FOGO E RESISTÊNCIA AO FOGO 5.1. Reação ao fogo. Ensaios e Normalização 5.2. Resistência ao fogo. Ensaios e Normalização
-
Objetivos
Objetivos
Conhecer os fundamentos da reação de combustão e caraterísticas dos processos de transmissão de calor, compreendendo a contribuição de cada um destes para a propagação do fogo. Conhecer os aspetos gerais ligados aos incêndios rurais, tais como principais causas, impactos negativos e vantagens do uso do fogo. Perceber a contribuição para o comportamento do fogo dos combustíveis florestais, da meteorologia, da topografia e do fator tempo. Conhecer alguns sistemas de previsão do comportamento do fogo, reconhecendo as suas vantagens e limitações. Compreender e interpretar o risco de incêndio rural, bem como as suas componentes: perigosidade (probabilidade e suscetibilidade) e dano potencial (vulnerabilidade e valor económico). Compreender os princípios básicos de propagação do fogo e do fumo em edifícios e ser capaz de avaliar o risco de incêndio estrutural. Conhecer agentes extintores e os mecanismos de extinção associados à supressão de incêndios estruturais (urbanos e industriais).
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Modelo de ensino B-Learning, com um híbrido de aulas remotas síncronas (7 semanas) e aulas presenciais (8 semanas). Estratégias ativas de ensino-aprendizagem: PBL (Problem Based Learnig). Plataforma de e-learning: Moodle. Modelo de avaliação inclui a valorização da participação nas aulas e do trabalho semanal fora das aulas (pequenos exercícios para casa), para estimular uma dedicação contínua à UC. Apoio aos estudantes extra aulas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Byram GM (1959) Some Principles of Combustion And Their Significance In Forest Fire Behaviour. Reprinted from: Fire Control Notes 18, 47-57. Viegas DX (2005) A Mathematical Model For Forest Fires Blowup, Combustion Science and Technology 177, 27 51. doi:10.1080/00102200590883624. Viegas DX, Simeoni A (2011) Eruptive Behaviour of Forest Fires, Fire Technology, 47 303 320. doi:10.1007/s10694-010-0193-6. ICNF (2012) Guia técnico do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI). https://www.icnf.pt/api/file/doc/d6a7ab8782f71698 . Coelho AL (2010) Incêndios em edifícios. Edições Orion . Alfragide. Diploma legais da área de SCIE. Notas Técnicas da ANEPC.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não