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Disciplina Casos de Estudo em PC II

  • Apresentação

    Apresentação

          Numa 1.ª fase, esta UC tem por objectivo dar a conhecer aos alunos o contexto nacional da Protecção Civil, seus principais intérpretes e instrumentos. Numa 2.ª fase, os alunos procederão a investigação, apresentação e discussão de alguns casos paradigmáticos nacionais de acidentes graves, catástrofes e calamidades, sua análise prévia, resposta das estruturas nacionais no âmbito da Protecção Civil nacional. Nesta fase, serão constituídos grupos de trabalhos para investigação, pesquisa, tratamento e interpretação de resultados de casos paradigmáticos nacionais de Protecção Civil, com vista a elaboração de um artigo científico, com apresentação oral de conclusões e discussão de resultados. Cada aluno, alem deste trabalho de grupo realizara um trabalho individual sobre um acidente grave, uma catástrofe ou uma calamidade que tenha ocorrido a nível nacional.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

         Os conteúdos programáticos abordam as organizações nacionais responsáveis pela coordenação das acções de Protecção Civil ao nível municipal, sub-regional, regional e nacional. Para consolidação dos conhecimentos da unidade curricular, os alunos nos seus casos de estudo de Protecção Civil, farão a análise da resposta das estruturas de Protecção Civil actuantes à data do caso em estudo, traçando o paralelismo com o modelo de actuação das estruturas atuais.
  • Objetivos

    Objetivos

         A unidade curricular tem por objectivos a recolha de informação, apresentação, análise e discussão de casos de Protecção Civil que permitam ao estudante adquirir um conhecimento específico sobre as ocorrências mais paradigmáticas ocorridas em território nacional e lhe permita reter as "lições" correspondentes, habilitando-o também com uma sensibilidade e um conhecimento específicos que potenciem a resposta em contextos futuros. A unidade curricular, que se articula com a que a precedente com designação idêntica, pretende também reforçar as capacidades de trabalho independente e de investigação do estudante, bem como as suas competências ao nível da comunicação científica.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Participação ativa dos estudantes nas aulas; Estruturar as apresentações sempre com exemplos práticos e reais;
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Lei n.º 27/2006, de 3 de julho, alterada pela Lei n.º 80/2015, de 3 de agosto  - Lei de Bases da Protecção Civil. D.L. 62/2011, de 9/5 - Infraestruturas Críticas; Decreto-Lei n.º 90-A/2022, de 30 de dezembro - Sistema Integrado de Operações e Protecção e Socorro. D.L. 45/2019, de 1 de abril, alterado pelo D.L n.º 46/2021, de 11 de junho - Lei Orgânica da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil. Lei 65/2007, de 12/11, alterada pelo D.L. 44/2019, de 1 de abril;; D.L. 124/2006, de 28/6, na atual redação; RCM 157-A/2017, de 3/7 - Protocolo Aldeias Seguras, Pessoas Seguras; Despacho nº 3317-A/2018, de 3 de abril, Revisão do Sistema de Gestão de Operações; Lei 50/2018, de 16/8 - Competências das Autarquias Locais  e Entidades Intermunicipais; RCM 160/2017, de 30/10 - Estratégia Nacional  Preventiva; RCM 20/2018, de 1/3 - Diretiva Única de Prevenção e Combate; D.L. 150/2015, de 5/8 - Diretiva Seveso III; D.L. 24-B/2020, de 9/6, Transporte terrestre de substâncias e misturas perigosas;  
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