-
Apresentação
Apresentação
Numa 1.ª fase, esta UC tem por objectivo dar a conhecer aos alunos o contexto nacional da Protecção Civil, seus principais intérpretes e instrumentos. Numa 2.ª fase, os alunos procederão a investigação, apresentação e discussão de alguns casos paradigmáticos nacionais de acidentes graves, catástrofes e calamidades, sua análise prévia, resposta das estruturas nacionais no âmbito da Protecção Civil nacional. Nesta fase, serão constituídos grupos de trabalhos para investigação, pesquisa, tratamento e interpretação de resultados de casos paradigmáticos nacionais de Protecção Civil, com vista a elaboração de um artigo científico, com apresentação oral de conclusões e discussão de resultados. Cada aluno, alem deste trabalho de grupo realizara um trabalho individual sobre um acidente grave, uma catástrofe ou uma calamidade que tenha ocorrido a nível nacional.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP928-11816
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos abordam as organizações nacionais responsáveis pela coordenação das acções de Protecção Civil ao nível municipal, sub-regional, regional e nacional. Para consolidação dos conhecimentos da unidade curricular, os alunos nos seus casos de estudo de Protecção Civil, farão a análise da resposta das estruturas de Protecção Civil actuantes à data do caso em estudo, traçando o paralelismo com o modelo de actuação das estruturas atuais.
-
Objetivos
Objetivos
A unidade curricular tem por objectivos a recolha de informação, apresentação, análise e discussão de casos de Protecção Civil que permitam ao estudante adquirir um conhecimento específico sobre as ocorrências mais paradigmáticas ocorridas em território nacional e lhe permita reter as "lições" correspondentes, habilitando-o também com uma sensibilidade e um conhecimento específicos que potenciem a resposta em contextos futuros. A unidade curricular, que se articula com a que a precedente com designação idêntica, pretende também reforçar as capacidades de trabalho independente e de investigação do estudante, bem como as suas competências ao nível da comunicação científica.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Participação ativa dos estudantes nas aulas; Estruturar as apresentações sempre com exemplos práticos e reais;
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Lei n.º 27/2006, de 3 de julho, alterada pela Lei n.º 80/2015, de 3 de agosto - Lei de Bases da Protecção Civil. D.L. 62/2011, de 9/5 - Infraestruturas Críticas; Decreto-Lei n.º 90-A/2022, de 30 de dezembro - Sistema Integrado de Operações e Protecção e Socorro. D.L. 45/2019, de 1 de abril, alterado pelo D.L n.º 46/2021, de 11 de junho - Lei Orgânica da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil. Lei 65/2007, de 12/11, alterada pelo D.L. 44/2019, de 1 de abril;; D.L. 124/2006, de 28/6, na atual redação; RCM 157-A/2017, de 3/7 - Protocolo Aldeias Seguras, Pessoas Seguras; Despacho nº 3317-A/2018, de 3 de abril, Revisão do Sistema de Gestão de Operações; Lei 50/2018, de 16/8 - Competências das Autarquias Locais e Entidades Intermunicipais; RCM 160/2017, de 30/10 - Estratégia Nacional Preventiva; RCM 20/2018, de 1/3 - Diretiva Única de Prevenção e Combate; D.L. 150/2015, de 5/8 - Diretiva Seveso III; D.L. 24-B/2020, de 9/6, Transporte terrestre de substâncias e misturas perigosas;
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não