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Apresentação
Apresentação
Identificação de Riscos Tecnológicos e Sociais. Redução destes riscos e mitigação dos seus efeitos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP928-13651
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Conceitos de risco tecnológico, risco social e risco biológico; - Tipos de riscos tecnológicos: substâncias perigosas em indústrias e armazenagens; transporte de mercadorias perigosas, gasodutos e oleodutos; emergências radiológicas e ameaças NRBQ; riscos associados ao transporte (rodoviário, ferroviário, marítimo e aéreo); - Acidentes industriais graves; - Tipos de risco sociais: fome, ordem pública, terrorismo, ação humana de suicídio em massa; - Diretivas comunitárias e legislação sobre os riscos tecnológicos; - Medidas preventivas; - Métodos de modelação, avaliação e categorização de risco tecnológico.
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Objetivos
Objetivos
- Fornecer os conceitos básicos relacionados com os riscos tecnológicos e sociais; - Estimular os alunos na identificação e interpretação dos diferentes tipos de riscos tecnológicos e sociais; - Conhecer os programas nacionais e sua integração com os desenvolvidos a nível internacional sobre os riscos tecnológicos e sociais; - Identificar métodos de análise, modelação e avaliação das consequências de um acidente tecnológico; - Identificar e caracterizar os diferentes tipos de riscos tecnológicos e sociais; - Conhecer as diretivas comunitárias e a legislação portuguesa sobre riscos tecnológicos e sociais; - Identificar as medidas preventivas para a mitigação do risco e reconhecer as dificuldades inerentes à sua implementação; - Identificar áreas que potencialmente possam ser afectadas por riscos tecnológicos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os métodos de ensino-aprendizagem serão baseados no trabalho desenvolvido em sala de aula, no estudo e na pesquisa/consulta de bibliografia pelo estudante. Durante as sessões, o docente fará a apresentação e a discussão dos conteúdos programáticos, com aplicação dos conhecimentos adquiridos a situações concretas apresentadas. Os estudantes serão envolvidos na discussão dos temas em análise e na resolução de exercícios ou problemas propostos, bem como lhes será solicitado realização de trabalho fora da sala de aula. Em determinados momentos, exigir-se-á do estudante, individualmente ou em grupo, a exposição e a defesa oral do seu trabalho. As horas de OT são dedicadas ao apoio ao estudante. AVALIAÇÃO: Continua, com realização de dois testes escritos (25%+25%) e de um trabalho de investigação interdisciplinar (P2I) (50%) envolvendo outras UC do 2.º ano.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
ANEPC (2019) Avaliação Nacional de Risco ANPC (2011) Manual de Intervenção em Emergências com Matérias Perigosas - Químicas, Biológicas e Radiológicas, ANPC. ANPC (2016) Guia da Informação para a Elaboração do Plano de Emergência Externo (Diretiva Seveso III). Caderno Técnico II. DIEKERT, F; & GOESCHL, T. & CHRISTIAN, K. (2021). Social Risk Effects: The 'Experience of Social Risk' Factor. GOW, H.B.F. KAY, R.W. (2005) Emergency planning for industrial hazards. Elsevier. HADDOW, G.; BULLOCK, J., COPPOLA DAMON, P. (2013) Introduction to Emergency Management,Fifth Edition. Butterworth-Heinemann. LOURENÇO, L. & CASTRO, F. (2020). Catástrofes Antrópicas: uma aproximação integral, IUC, 520 p. PROSKE, D. (2008) Catalogue of Risks, Natural, Technical, Social and Health Risks. UNECE (2019) ADR - Acordo Europeu relativo ao Transporte Internacional de Mercadorias Perigosas por Estrada.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não