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Apresentação
Apresentação
Matemática II pertence ao grupo obrigatório de unidades curriculares do ciclo de estudos e procura fornecer aos estudantes conhecimentos fundamentais de Matemática, complementares dos conferidos pelas unidades curriculares antecedentes Álgebra e Matemática I, do primeiro semestre. A unidade curricular centra-se nas temáticas do cálculo integral e das equações diferenciais.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP928-505
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Cap.1 Cálculo integral. 1. Cálculo integral em |R. 1.1. Definição e Propriedades. Primitiva e Integral Indefinido. 1.2. Primitivas imediatas. 1.3. Metodologias de integração e sua aplicação. 1.4. Integração de certas classes de funções. 1.5. Integral definido: Definição e propriedades. Significado geométrico. Cálculo e aplicações. 1.6. Cálculo integral em |Rn. Conceitos fundamentais e cálculo de integrais múltiplos. Cap.2 Equações diferenciais ordinárias. 2.1. Definições. 2.2. Soluções gerais e soluções particulares. Condições de fronteira. 2.3. Integração de equações diferenciais ordinárias de 1.ª e 2.ª ordem.
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Objetivos
Objetivos
Introduzir conceitos fundamentais e práticas de cálculo e análise matemática que habilitem o estudante a: Dominar os conceitos de primitivação e saber realizar a integração de funções reais de variável real por primitivação imediata, por substituição ou por partes. Dominar o conceito e saber calcular um integral definido e interpretar geometricamente o seu resultado. Saber realizar aplicações típicas do integral definido. Calcular integrais múltiplos. Resolver equações diferenciais de 1ª. e 2ª. ordem, incluindo a determinação de soluções particulares.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Modelo de ensino B-Learning, com um híbrido de aulas remotas síncronas (7 semanas) e aulas presenciais (8 semanas). Estratégias ativas de ensino-aprendizagem: PBL (Problem Based Learnig). Plataforma de e-learning: Moodle. Modelo de avaliação inclui a valorização da participação nas aulas e do trabalho semanal fora das aulas (pequenos exercícios para casa), para estímular uma dedicação contínua à UC. Apoio ao estudantes extra aulas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Piskounov, N. Cálculo Integral e Diferencial (Vol.I e II). Editora Lopes da Silva (there are other editions). Demidovitch, B. Problemas e Exercícios de Análise Matemática. Escolar Editora (there are other editions). Textos didáticos / Teaching texts: Artur Fernandes Costa (2020). Alguns elementos sobre Cálculo Integral em |R - Integrais Indefinidos e Definidos (33 p.). Artur Fernandes Costa (2020). Alguns elementos sobre Cálculo Integral em |Rn - Integrais Múltiplos (16 p.). Artur Fernandes Costa (2013). Equações diferenciais 1 (manuscrito, 22 p.). Artur Fernandes Costa (2013). Equações diferenciais 2 (manuscrito, 21 p.). Outros fornecidos ao longo das aulas pelos docentes / Others provided during classes by teachers.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não