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Disciplina Introdução à Engenharia do Ambiente

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Introdução aos Problemas Ambientais tem como principal objetivo estabelecer o primeiro contacto dos estudantes com as temáticas da Engenharia do Ambiente, numa perspetiva de desenvolvimento, de estímulo à criatividade e ao espírito crítico e de enquadramento das UC da licenciatura em Engenharia do Ambiente.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Enquadramento e especificidade da UC no contexto da Licenciatura em Engenharia do Ambiente; 2. Grandes Temas Ambientais: Biodiversidade; Alterações Climáticas. Medidas mitigadoras e de adaptação; Recursos Naturais; Microplásticos; Economia Circular. 3. Marcos Internacionais: Conferência de Helsínquia, Relatório do Clube de Roma, Comissão Brundtland, Conferência do Rio, Agenda 21, Protocolo de Montreal, Protocolo de Quioto, Conferência de Joanesburgo, Conferência de Paris; 4. Política Europeia para o ambiente. Programas de Ação. Política Nacional para o Ambiente. Lei de Bases do Ambiente; 5. Fatores de Degradação do Estado do Ambiente, Riscos Naturais e Ambientais; 6. Tecnologias Ambientais; 7. Áreas de atuação de um engenheiro do ambiente;
  • Objetivos

    Objetivos

    Ao introduzir temáticas atuais relacionadas com o ambiente, pretende-se motivar e despertar o sentido crítico dos estudantes, esclarecendo-os sobre aspetos fundamentais da atividade profissional e das respetivas áreas de intervenção e em particular a forma como o Engenheiro "pensa e atua" perante as diversas situações do dia-a-dia. Nesta Unidade Curricular (UC) pretende-se que os estudantes: Conheçam as áreas de atuação de um(a) Engenheiro(a) do Ambiente Adquiram conhecimentos relativos as preocupações ambientais, marcos internacionais e uma visão abrangente das políticas europeias e nacionais Desenvolvam capacidades interpessoais: trabalho em grupo e comunicação em equipas de formação heterogénea.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta UC serão utilizadas, sempre que possível (também em função da dimensão e características da turma) algumas metodologias ativas (incluindo inovadoras) para promover uma aprendizagem mais integrada e um maior envolvimento d@s estudantes nas atividades de ensino / aprendizagem nomeadamente, prevê-se o recurso a processos de Project Based Learning (PBL), aula invertida, gamificação, fórum digital, avaliação entre pares e autoavaliação e avaliação formativa com feedback. Estas metodologias serão utilizadas nas componentes práticas da UC, realizadas sobretudo em ambiente colaborativo (em grupo), que consolidarão os conteúdos teóricos, o envolviimento e as competências de relação interpressoal. Em termos de tecnologias digitais, serão utilizadas as seguintes: Moodle (comunicação, partilha de documentos e informações, realização de inquéritos, entrega de trabalhos, realização de provas escritas, lançamento de resultados), YouTube (pesquisa e partilha de conteúdos) Kahoot! (gamificação)
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Chiras, D.D. (2006). Environmental Science. Creating a Sustainable Future. 7th edition. Jones and Bartlett Publishers, Sudburry. Kutz, M. (2018). Handbook of Environmental Engineering. John Wiley & Sons, Inc.. ISBN:9781119304418, DOI:10.1002/9781119304418. McKinney, M.L e Schoch, R.M., (2003). Environment Science. Systems and Solutions, 3th ed. Jones and Bartlett Publishers, Sudbury. Vesilind, P.A. & Morgan, S.M. (2004). Introduction to Environmenal Engineering, 2nd ed. Brooks/Cole Thomson Learning, Belmont. Wagner, T. &Sanford, R. (2005). Environmental Science: Active Learning Laboratories and Applied Problem Sets. John Wiley & Sons, New York. FCT GE105.WAG Wright, R.T. (2005). Environmental Science, 9th edition. Pearson Education, Upper Saddle River. FCT GE105.WRI.
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