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Disciplina Inovação e Empreendedorismo

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC visa apresentar um conjunto de conceitos que permitam salientar a relevância da Inovação e Empreendedorismo (IE) como elemento de vantagem competitiva para a Sociedade e as Organizações; apresentar problemas gerais da IE enquanto práticas da gestão, fatores de desenvolvimento e fontes de geração de riqueza; caracterizar o processo de IE; destacar a natureza do ambiente em que a empresa opera e suas consequências para o sucesso do negócio, sobretudo em relação ao aproveitamento de oportunidade e ideias inovadoras; sensibilizar os alunos para a atividade empreendedora, como fator de criação e agregação de valor; discutir a aplicação dos fundamentos de IE à gestão; e trabalhar em grupo na pesquisa, análise e discussão de artigos, indexados à Web of Science ou SCOPUS. Todos estes conteúdos são orientados à aplicação no mundo real, o que é refletido nos conteúdos programáticos e nas metodologias de ensino e avaliação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Módulo I – Inovação Fundamentos teóricos: História, enquadramento e obstáculos Criatividade e inovação Abordagens atuais de referências em inovação: abordagem sistémica da inovação Gerir inovação e mudança Comportamento inovador   Módulo II – Empreendedorismo Origens, formas e dinâmicas Empreendedor: ser ou não ser? Empreendedor inovador Empreendedorismo e desenvolvimento sustentável   Módulo III – Empreendedorismo Plano de Negócios
  • Objetivos

    Objetivos

    Aferir a relação entre a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável das organizações e das economias; Articular conceitos que permitam compreender a importância da inovação e do empreendedorismo como fontes de vantagem competitiva para as organizações e economias; Abordar e discutir teorias, modelos e práticas relacionados com a inovação, a mudança e o (intra)empreendedorismo nas organizações e nas economias; Analisar criticamente a literatura científica sobre inovação e empreendedorismo.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): Os alunos são apresentados a problemas desafiadores do mundo real, onde devem trabalhar em grupos para investigar, analisar e resolver as questões colocadas. Esta metodologia incentiva o pensamento crítico, a colaboração e a busca por soluções. Aprendizagem Cooperativa: Os alunos trabalham em pequenos grupos para resolver problemas ou concluir tarefas. Esta metodologia incentiva a cooperação, a comunicação e o desenvolvimento de habilidades sociais, ao mesmo tempo em que promove o aprendizado entre pares. Mapas Conceituais e Mentais: Os alunos criam diagramas que representam visualmente a estrutura e as relações entre os conceitos que estão sendo estudados. Esta abordagem ajuda a organizar as informações, tornando-as mais fáceis de entender e memorizar.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Fetrati, M. A., Hansen, D., & Akhavan, P. (2022). How to manage creativity in organizations: Connecting the literature on organizational creativity through bibliometric research. Technovation , 115 , 102473. Hospers, G. J. (2005). Joseph Schumpeter and his legacy in innovation studies. Knowledge, Technology & Policy , 18 (3), 20-37. Khosravi, P., Newton, C., & Rezvani, A. (2019). Management innovation: A systematic review and meta-analysis of past decades of research. European Management Journal , 37 (6), 694-707. Kuratko, D. F., & Morris, M. H. (2018). Examining the future trajectory of entrepreneurship. Journal of Small Business Management , 56 (1), 11-23. Ratinho, T., Amezcua, A., Honig, B., & Zeng, Z. (2020). Supporting entrepreneurs: A systematic review of literature and an agenda for research. Technological Forecasting and Social Change , 154 , 119956.
INSCRIÇÃO AVULSO
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