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Disciplina Técnicas Laboratoriais em Ambiente

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Técnicas Laboratoriais em Ambiente tem como principal objetivo fornecer e aprofundar os conhecimentos práticos e laboratoriais essenciais a realização das tarefas um futuro Engenheiro do Ambiente bem como fornecer bases técnicas para UCs subsequentes na licenciatura em Engenharia do Ambiente
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 Amostragem. Colheita de amostras - sólidos, líquidos, gases e material particulado. Frequência de amostragem. Preparação / Preservação. Erros e incertezas. 2 Técnicas Laboratoriais de Química. Segurança, manipulação de líquidos e sólidos. Preparação e padronização de soluções. Análise volumétrica e espectrofotométrica. Trabalhos práticos. 3 Técnicas Laboratoriais de caracterização Física. Critérios de pureza. Medição de densidades. Determinação de ponto de fusão / ebulição. Trabalhos práticos. 4 Técnicas laboratoriais de caracterização e separação de produtos sólidos. Determinação do teor de sólidos. Técnicas de separação / recuperação de produtos sólidos utilizando diferentes processos físicos. Trabalhos práticos. 5 Técnicas Laboratoriais em microbiologia. Técnica asséptica; Preparação e utilização de meios de cultura; Técnicas de amostragem e isolamento de microrganismos. Trabalhos práticos.
  • Objetivos

    Objetivos

    Familiarizar o estudante com procedimentos de segurança laboratorial, bem como diversas técnicas associadas à medição de variáveis físicas e químicas fundamentais. Dominar técnicas laboratoriais base em microbiologia. No fim da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de: - compreender e aplicar diversos conhecimentos elementares relacionados com a medição de variáveis químicas e físicas fundamentais. - compreender e aplicar diversos conceitos básicos de microbiologia
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta Unidade Curricular serão realizadas diversas atividades laboratoriais que, apesar de não serem, em si, contempladas como metodologias de ensino inovadoras, permitem a consolidação dos conteúdos e a aquisição de competências práticas. Estas atividades permitem a aplicação de metodologias de ensino inovadoras como o Problem Based Learning, que será aplicado na UC. Adicionalmente pretende-se utilizar metodologias como o Flipped Classroom.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    APHA. Standard Methods for the Examination of Water & Wastewater. Davis, M. L., Masten, S. J. 2004. Principles of environmental engineering and science. Boston: McGraw Hill Reeve, R. N. 2002. Introduction to environmental analysis. Chichester, Wiley & Sons. Sawyer, C. N.; McCarty, P. L.; Parkin, G. F. 1994, 4ªed Chemistry for environmental engineering. Ferreira, W. C., Sousa, J. C., Lima, N. 2010. Microbiologia. Lidel Pepper, Gerba e Gentry. 2014. Environmental Microbiology. Elesvie  
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