-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular dotará os(as) estudantes de conhecimentos e ferramentas para participarem em processos de planeamento, valorização, tratamento, e gestão de resíduos, enquanto área de trabalho enquadrada nos atos da prática profissional de um(a) Engenheiro(a) do Ambiente, permitindo adquirir as seguintes competências: Compreender os conceitos de hierarquia de gestão de resíduos e de gestão integrada de resíduos. Comparar a realidade legislativa de distintos contextos geográficos. Compreender os modelos institucionais de gestão de resíduos. Apreender e testar metodologias e referenciais de classificação de resíduos. Compreender os mecanismos de desclassificação de resíduos. Analisar as diferentes soluções tecnológicas disponíveis para o tratamento e destino final de resíduos. Compreender as vantagens e as desvantagens das diferentes alternativas tecnológicas. Testar a integração em contexto real de conhecimentos adquiridos noutras unidades curriculares.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP287-13844
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Apresentação, Método de Avaliação e Introdução à Unidade Curricular 2. Introdução ao Tratamento e Gestão de Resíduos O que são e porque se geram resíduos Perspetiva histórica Situação atual e perspetivas de evolução Conceito de gestão integrada de resíduos Hierarquia da gestão de resíduos 3. Quadro Legal, Institucional e Instrumental Princípios legislativos e regulamentares Diplomas e diretivas Classificação de resíduos Planeamento em resíduos Prevenção de resíduos Gestão de resíduos Licenciamento de atividades de tratamento de resíduos Transporte de resíduos Sistemas de registo de resíduos Desclassificação de resíduos Entidades gestoras 4. Sistemas e Rotas Tecnológicas para a Gestão de Resíduos Necessidade de uma perspetiva sistémica e de ciclo de vida Fluxos materiais e imateriais Desafios da gestão de biorresíduos Análise das diferentes operações de um sistema de gestão de resíduos Questões operacionais 5. Gestão de Resíduos e Economia Circular
-
Objetivos
Objetivos
Compreender a relevância e a necessidade de reduzir e tratar os resíduos. Entender a hierarquia de gestão de resíduos, e em particular as estratégias de prevenção e de minimização, em contraste com o tratamento de final de linha, bem a necessidade de uma perspetiva global de ciclo de vida. Conhecer o enquadramento legislativo e regulamentar para as várias tipologias e fluxos de resíduos. Enquadrar o papel da gestão de resíduos na transição para um modelo de Economia Circular. Dominar instrumentos e ferramentas que permitam definir estratégias e tomar decisões em relação à gestão de resíduos em vários níveis institucionais. Obter uma visão abrangente sobre as várias tecnologias de gestão e tratamento de resíduos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta UC serão utilizadas, sempre que possível (também em função da dimensão e características da turma) algumas metodologias ativas (incluindo inovadoras) para promover uma aprendizagem mais integrada e um maior envolvimento d@s estudantes nas atividades de ensino / aprendizagem nomeadamente, prevê-se o recurso a processos de Project Based Learning (PBL), aula invertida, gamificação, fórum digital, avaliação entre pares e autoavaliação e avaliação formativa com feedback. Estas metodologias serão utilizadas nas componentes práticas da UC, realizadas sobretudo em ambiente colaborativo (em grupo), que consolidarão os conteúdos teóricos, o envolviimento e as competências de relação interpressoal. Em termos de tecnologias digitais, serão utilizadas as seguintes: Moodle (comunicação, partilha de documentos e informações, realização de inquéritos, entrega de trabalhos, realização de provas escritas, lançamento de resultados) YouTube (pesquisa e partilha de conteúdos) Kahoot! (gamificação)
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Secretaria de Estado do Ambiente / Ministério do Ambiente e da Ação Climática (2020). Biorresíduos - Contas Certas nos Resíduos, julho de 2020. Agência Portuguesa do Ambiente (2019). Estudo Prévio sobre a Implementação da Recolha Seletiva em Portugal Continental Incindindo em Especial sobre o Fluxo dos Biorresíduos, Relatório Final, EY, julho de 2019. Jucá, J., Mariano, M., Lima, J., Firmo, A. (2014). Análise das Diversas Tecnologias de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil, Europa, Estados Unidos e Japão, Grupo de Resíduos Sólidos - Universidade Federal de Pernambuco (2014), 187 pp., ISBN 978-85-60917-36-5. ABRELPE, SMA (2013). Resíduos Sólidos: Manual de Boas Práticas no Planejamento, ABRELPE Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais / Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA). Mendes, B., Lapa, N., Oliveira, J.F. (2009). Resíduos: Gestão, Tratamento e sua Problemática em Portugal, Lidel.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não