-
Apresentação
Apresentação
Esta UC visa dotar o estudante do seguinte conjunto de competências: - Identificar oportunidades de aproveitamento de recursos endógenos para a produção de energia; - Avaliar projetos de produção de energia a partir de recursos endógenos; - Implementar algumas das formas de produção de energia estudadas; - Conhecer mecanismos e obrigações legais inerentes à atividade de Gestão de Energia; - Conhecer a distribuição de consumos de energia primária e final em diversos sectores de atividade; - Conhecer as etapas, metodologias e objetivos de uma Auditoria Energética; - Identificar Oportunidades de Racionalização de Consumos de Energia em diversos sectores de atividade; - Utilizar coerentemente indicadores económicos como ferramenta de classificação de medidas de racionalização de consumos de energia.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP287-15618
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução: Marco energético atual e problemas ambientais associados. Energia Solar: Energia solar térmica e fotovoltaica. Energia eólica: Aproveitamento eólico; Instalações eólicas; Impactos ambientais. Outros tipos de energias alternativas e renováveis: Energia hídrica, Energia geotérmica, energia da biomassa, condições técnicas e administrativas de integração das EAR no SEE; Auditorias Energéticas: Objetivos; Fases e tipos de AE; Estrutura de uma AE; Planos de Racionalização. Oportunidades de Racionalização de Consumos de Energia. Iluminação; otimimização tarifária, Força motriz; Sistemas de climatização; Compensação do FP; Ar comprimido; Sistemas de Controlo e Gestão de Energia. Sistema de Certificação Energética de Edifícios em Portugal, Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Habitação (REH); Regulamento de Desempenho Energético dos Edifícios de Comércio e Serviços (RECS) Sistema de Gestão de Consumos Intensivos Energia. Comércio Europeu de Licenças de Emissão.
-
Objetivos
Objetivos
Espera-se que no final do período letivo os alunos tenham adquirido conhecimentos que lhes permitam: -Avaliar áreas de produção de energia com menores impactos ambientais; -Identificar oportunidades de aproveitamento de recursos endógenos para a produção de energia; -Avaliar, tecnicamente, projetos de produção de energia a partir de recursos endógenos; -Realizar estudos de viabilidade económica de projetos que envolvam formas de produção de energia alternativas; -Conhecer os mecanismos e obrigações legais inerentes à atividade de GE; -Conhecer a distribuição de consumos de energia pelos diversos sectores de atividade; -Conhecer as diferentes etapas de uma AE, suas metodologias e objetivos; -Identificar ORC¿s nos mais diversos sectores de atividade; -Utilizar indicadores económicos como ferramenta de classificação de medidas de racionalização de consumos de energia; -Adquirir noções de gestão de instalações em matéria de energia e de emissões de gases de efeito estufa
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Atividades em PBL
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Boyle, G. 2004. Renewable Energy, Oxford University Press. Donald L. Klass. 1998. Biomass for Renewable Energy, Fuels, and Chemicals, Academic Press. Collares Pereira, M. 1998. Energias Renováveis, A Opção Inadiável, SPES.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não