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Apresentação
Apresentação
A UC de Física faz parte do plano curricular da presente licenciatura. Os conteúdos que vão ser abordados poderão ser muito úteis para um futuro diplomado de Engenharia do Ambiente no exercício da sua atividade profissional futura. Serão abordados os temas da Mecânica, Eletricidade e Eletromagnetismo. Procura-se, nesta disciplina, estabelecer a ligação entre a ciência e alguns fenómenos físicos, mostrando como os conhecimentos de Física contribuem para uma melhor compreensão das aplicações tecnológicas utilizadas hoje em dia.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP287-1994
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Mecânica: Medidas e unidades. Vetores. Cinemática. Leis de Newton do movimento. Estática. Dinâmica do corpo rígido. Atrito. Centro de massa e centro de gravidade. Colisões. 2. Eletricidade: Eletrostática. Lei de Coulomb. Campo e potencial elétrico. Condutores, isoladores e dielétricos. Corrente elétrica, lei de Ohm e circuitos de corrente contínua. 3. Magnetismo e Eletromagnetismo: Noções sobre o campo magnético. Indução magnética. Transformadores elétricos. Exemplos práticos. Aulas em laboratório: para realização de vários trabalhos práticos
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Objetivos
Objetivos
Adquirir o conhecimento das leis e fenómenos básicos da Mecânica Clássica. Dominar os principais conceitos que são fundamentais na Física, isto é, os principais conceitos de Mecânica, pois estes são a pedra angular de qualquer compreensão da Física. Reconhecer posteriormente os conceitos adquiridos como subjacentes a outras áreas do saber, principalmente em disciplinas de engenharia, e saber aplicá-los e articulá-los. Aplicar os conhecimentos em situações práticas concretas. Encarar a Física como uma ferramenta essencial à compreensão do real e à ação sobre este, nomeadamente em aplicações tecnológicas, procura de novas aplicações, investigação científica, etc. Incutir respeito pelas leis da natureza, e mostrar que um engenheiro, baseado nessas leis deve ser capaz de prever as consequências da sua atuação. Desenvolver a curiosidade e o espírito crítico e analítico.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta UC vão ser utilizadas algumas metodologias ativas que promovem um maior envolvimento dos estudantes nas atividades pedagógicas, como sendo o Problem Based Learning, Flipped Classroom e Jigsaw. Estas metodologias vai ser utilizadas nas vertentes mais práticas e laboratoriais, realizadas em ambiente colaborativo (em grupo) e contanto sempre com a avaliação entrepares e a autoavaliação. Embora os trabalhos laboratoriais não sejam uma metodologia inovadora, considera-se importante aqui referir uma vez que a sua realização ajuda na consolidação dos conteudos teóricos e no envolvimento dos estudantes. Em termos das tecnologias digitais, indicam-se as seguintes: moodle (comunicação, partilha de documentos, lançamento dos resultados, entrega dos trabalhos, realização dos momentos de avaliação); plataforma de ensino (Khan Academy); plataforma de experiências (PHET); análise de dados (SPSS).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Tipler P.A., Mosca G. - Física para Cientistas e Engenheiros. Volume 1 - Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica. Sexta Edição. LTC, 2009. ISBN 978-85-216-1892-8. Tipler P.A., Mosca G. - Física para Cientistas e Engenheiros. Volume 2 - Eletricidade e Magnetismo, Óptica. Sexta Edição. LTC, 2009. ISBN 978-85-216-1892-8. Young H.D., Freedman R. A. - Física. Décima Segunda Edição. Pearson, 2008. ISBN 978-85-88639-30-0. Yunus A. Cengel, John M. Cimbala, Robert H. Turner (2016), Fundamentals of Thermal-fluid Sciences, 5ªedição, Mac Graw Hill. Diversos textos de apoio a fornecer ao longo das sessões.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não