-
Apresentação
Apresentação
Introdução aos conceitos fundamentais sobre o Ordenamento do Território, na ótica da Sustentabilidade, baseado nos instrumentos de planeamento, no principal documento operativo, o Plano. Introdução ao ordenamento jurídico, os âmbitos territoriais expressos na atividade de planeamento, a saber: nacional, regional e municipal. Reconhecer a terminologia técnica, e jurídica, utilizada pela administração pública, presente nos planos em vigor. Introdução à prática de produção do Plano, incluindo os conceitos base que lhes estão subjacentes, principalmente no domínio da manipulação da informação gráfica, através dos sistemas digitais. Aplicação dos conhecimentos através da realização de um trabalho prático, onde se aplicam os conteúdos teóricos, privilegiando a escala de unidade territorial do Município.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP287-21538
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conceitos sobre Ordenamento do Território, e Sustentabilidade. Instrumentos de Gestão de Ordenamento do Território: identificação dos âmbitos e objetivos associados. Parâmetros de Qualidade Ambiental na gestão e qualificação do território, com incidência no Plano Municipal de Ordenamento do Território. Considerando a existência do «ensino à distância», no horário, as sessões teóricas serão dadas neste formato. As sessões práticas são presenciais, ou teórico-práticas serão presenciais. Sessões a ministrar por semana (estrutura geral): 1 . Distinção entre Urbanismo e Ordenamento do Território; 2 . Conceito de desenvolvimento sustentável e de planeamento; 3 . Política Nacional de Ordenamento do Território - objetivos estratégicos; 4 - Objetos específicos do PNPOT; 5 - O Regime Jurídico do Urbanismo e do Ordenamento Território; 6 - Os Planos Especiais de OT; 7 - O Planeamento Territorial - o Plano Municipal.
-
Objetivos
Objetivos
Compreender a amplitude do significado de Sustentabilidade, na vertente do Ordenamento do Território, e tendo o planeamento como prática operativa. Compreender a prática de planeamento, na abordagem territorial e urbana, onde se interseta o âmbito de atuação da administração central com o âmbito de atuação da administração local, portanto na interseção entre unidades territoriais com diferentes organizações administrativas, mas complementares. Reconhecimento das diferentes escalas instituídas, de aplicação dos âmbitos territoriais, com destaque para a escala do município, e/ou intermunicipal. Aplicar o conhecimento teórico através da realização de um exercício com carácter prático.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Na realização do trabalho prático pretende-se que o Estudante, através do seu pc, consulte a informação disponíel nos sites das camâras municipais, em particular a informação, e documentação presente nos serviços de planeamento, e /ou de urbanimo.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
[1] OLIVEIRA, Vitor [Org.] (2018), Planeamento Urbano: Investigação, Ensino e Prática Profissional, Porto, Edições Afrontamento. [2] AAVV (2009) Ciclo de Colóquios: O PNPOT e os Novos Desafios do Ordenamento do Território, Coimbra, Almedina. [3] DGOTDU (2005): Vocabulário de termos e conceitos do ordenamento do território. Lisboa, Direção Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano. [4] FERREIRA, Maria Júlia (coord.) (2000): Pensar o Ordenamento do Território: ideias, planos, estratégias (Atas do Seminário), Lisboa, Universidade Nova.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não