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Apresentação
Apresentação
Esta UC é obrigatória no plano curricular do curso e pretende introduzir os conceitos sobre dimensionamente, funcionamento e operacionalização de reatores químicos e biológicos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP287-21539
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Estequiometria. Cinética das reações químicas e microbiológicas. Crescimento microbiano. Rendimento. Balanço mássico e energético. 2. Reatores. Tipos de reatores ideais. Equações características e balanços de massa e energia. Caracterização e operação. Efeito de escala. Tempo de residência. 3. Reatores descontínuos monofásicos. Reatores contínuos tubulares. Reatores contínuos perfeitamente agitados. Comparação dos diferentes tipos de reatores e seleção. 4. Utilização de diferentes tipos de reatores biológicos em processos ambientais. Aplicações. 5. Transferência de massa e reação biológica. Dimensionamento de alguns tipos de reatores biológicos. Lamas ativadas. Digestores anaeróbios. Reatores de biomassa fixo.
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Objetivos
Objetivos
Nesta unidade curricular serão lecionados conhecimentos sobre os diferentes tipos de reatores químicos e biológicos em termos das suas características, aplicações, condições de operação e dimensionamento, de forma adquirirem as ferramentas necessárias de seleção e dimensionamento de um reator. Também serão abordados os conhecimentos sobre o arejamento, agitação e controlo de temperatura e reatores biológicos em tratamentos de águas residuais.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta UC vão ser utilizadas algumas metodologias ativas que promovem um maior envolvimento dos estudantes nas atividades pedagógicas, como sendo o Flipped Classroom. Esta metodologia vai ser utilizada na vertente mais prática e/ou laboratorial, realizada em ambiente colaborativo (em grupo) e contando sempre com a avaliação entrepares e a autoavaliação. Embora os trabalhos laboratoriais não sejam uma metodologia inovadora, considera-se importante aqui referir uma vez que a sua realização ajuda na consolidação dos conteúdos teóricos e no envolvimento dos estudantes. Em termos das tecnologias digitais, indicam-se as seguintes: Moodle; análise de dados (Excel ou SPSS); Google Forms.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
José A. Teixeira e M. Manuela da Fonseca, Reactores Biológicos: Fundamentos e Aplicações, Lidel, 2006. U. Wiesmann, I. S. Choi, E. Dombrowski, Fundamentals of biological Wastewater treatment WILEY-VCH Verlag GmbH & Co, 2007. O. Levenspiel, Chemical Reaction Engineering, 3rd ed., John Wiley & Sons, 1999. H. S. Fogler, Elements of Chemical Reaction Engineering, 4th ed., Prentice Hall International, 2006. C.G. Hill Jr., An Introduction to Chemical Engineering Kinetics & Reactor Design, John Wiley & Sons, 1977. P. Doran, Bioprocess Engineering Principles, Academic Press, 1995.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não