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Disciplina Química Analítica

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular faz parte do plano curricular da presente licenciatura, cujos conceitos lecionados são importantes para a aquisição de conhecimentos das unidades curriculares subsequentes. Pretende-se nesta disciplina dotar os alunos de conhecimentos dos aspetos fundamentais dos processos químicos associados aos diferentes passos de uma análise química; na descrição e fundamentação científica dos diferentes processos que compõem uma análise química; e na identificação e compreensão da interação da química analítica com outras áreas de atividade humana (análises ambientais, industriais, ...)
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    -Química Analítica: objetivos e métodos. Métodos tradicionais e instrumentais. Definição e aplicações. Amostragem. Interferências. -Gravimetria: Solubilidade da amostra e formação de precipitados. Contaminação de precipitados. Operações de uma análise gravimétrica. -Volumetria: Pto de Equivalência e Pto Final. Medição rigorosa de reagentes. Método de deteção. Tipo de volumetrias. -Volumetria ácido-base: Considerações gerais. Ponto de equivalência versus ponto final. Det. do ponto final. -Volumetria de complexação: Formação de iões complexos. Ligandos de mono e polidentados. Indicadores. Técnicas de titulação pelo EDTA: titulação direta, inversa, por deslocamento, indireta e mascaramento. -Volumetria de precipitação: Processos argentométricos. Método de Mohr, Volhard e Fajans. -Volumetria de oxidação-redução (redox): Equação de Nernst. Curvas de titulação. Deteção do ponto final. Permanganatometria e dicromatometria. Iodimetria e iodometria
  • Objetivos

    Objetivos

    - Conhecer o âmbito e os conceitos essenciais da Química Analítica - Conhecer os princípios e saber aplicar técnicas de gravimetria - Conhecer e saber aplicar os princípios e as técnicas volumétricas (acido-base, complexação, precipitação, redox) - Conhecimento e prática laboratorial de química analítica (técnicas gravimétricas e volumétricas)
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta UC vão ser utilizadas algumas metodologias ativas que promovem um maior envolvimento dos estudantes nas atividades pedagógicas, como sendo o Flipped Classroom. Esta metodologia vai ser utilizada na vertente mais prática e/ou laboratorial, realizada em ambiente colaborativo (em grupo) e contando sempre com a avaliação entrepares e a autoavaliação. Embora os trabalhos laboratoriais não sejam uma metodologia inovadora, considera-se importante aqui referir uma vez que a sua realização ajuda na consolidação dos conteudos teóricos e no envolvimento dos estudantes. Em termos das tecnologias digitais, indicam-se as seguintes: Moodle; análise de dados (Excel ou SPSS); Google Forms.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Skoog, D. A.; West, D. M.; Holler, F. J.; Crouch, S. R. 2000. Fundamentos de Química Analítica (8ª Editção). Thomson. - Christian, G. D., Dasgupta, P.K., Schug, K.A. (2914). Analytical Chemistry (7th Edition). John Wiley & Sons, Inc. - Diversos textos de apoio a fornecer ao longo das sessões.  
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