filmeu

Disciplina Métodos Instrumentais de Análise

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Métodos Instrumentais de Análise tem como principal objetivo dotar os estudantes de conhecimentos no âmbito das principais metodologias analíticas utilizadas em laboratório, capacitando os com a compreensão dos fundamentos para o funcionamento destas metodologias bem como a interpretação dos resultados obtidos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Processo Analítico. Objetivos e métodos. Incerteza nos resultados. Tipos de erros. Estimativa do desvio padrão. Métodos de deteção e minimização de erros sistemáticos. Amostragem. Introdução aos métodos instrumentais. Calibração. Lei de Beer e Desvios. Interferências. Métodos espectrofotométricos. Espectrofotometria de absorção molecular no UV/Vis. Espectrofotometria de absorção atómica. Espectrofotometria de emissão atómica. Aplicações. Métodos cromatográficos. Fundamentos. Cromatografia em fase gasosa com ECD, FID e MS. Cromatografia líquida de alta eficiência com deteção por ultravioleta/visível e fluorescência. Aplicações. Métodos condutimétricos. Fundamentos. Condutância equivalente; condutância (ou condutividade) iónica equivalente. Condutância iónica equivalente a diluição infinita. Titulações condutimétricas. Aplicações. Métodos potenciométricos. Elétrodos de referência, indicadores metálicos e de membrana. Calibração. Interferências. Aplicações.
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos desta disciplina consistem no conhecimento dos aspetos fundamentais dos processos químicos associados aos diferentes passos de uma análise química; na descrição e fundamentação científica dos diferentes processos que compõem uma análise química; e na identificação e compreensão da interação da química analítica com outras áreas de atividade humana (análises ambientais, industriais,... ). Pretende-se ainda dotar os estudantes de uma formação teórica e prática sobre diversas técnicas analíticas, realçando a sua integração num conjunto de passos que constituem o processo analítico e focando também a importância da garantia da qualidade dos resultados que se obtêm.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta Unidade Curricular serão realizadas diversas atividades laboratoriais que, apesar de não serem, em si, contempladas como metodologias de ensino inovadoras, permitem a consolidação dos conteúdos e a aquisição de competências práticas. Estas atividades permitem a aplicação de metodologias de ensino inovadoras como o Problem Based Learning, que será aplicado na UC. Adicionalmente pretende-se utilizar metodologias como o Flipped Classroom.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Skoog, D. A., Holler, F.J.,  Crouch, S. R.  2017. Principles of Instrumental Analysis (7th edition). Cengage Learning Skoog, D. A.; West, D. M.; Holler, F. J.; Crouch, S. R. 2013. Fundamentals of Analytical Chemistry (9th Edition). Cengage Learning Christian, G. D. 1995. Analytical Chemistry (5th Edition). John Wiley & Sons, Inc. Harris, D. C., Lucy C. A. 2020. Quantitative Chemical Analysis (10th Edition). Macmillan Learning Jeffery, G. H.; Bassett, J.; Mendham, J.; Denney, R. C. 1992. Vogel Análise Química Quantitativa. LCT ¿ Livros Técnicos e Científicos Editora S.A. Reeve, R. 2002. Introduction to Environmental Analysis, John Wiley & Sons, Inc.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios