filmeu

Disciplina Ecologia

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Ecologia tem como principal objetivo fornecer e aprofundar os conhecimentos em Ecologia essenciais a um futuro Engenheiro do Ambiente bem como fornecer bases para UCs subsequentes na licenciatura em Engenharia do Ambiente. Os conhecimentos transmitidos irão contribuir para a construção de valores e atitudes conducentes à tomada de decisões fundamentadas relativas a problemas que envolvam interações entre a Ciência, a Tecnologia, a Sociedade e o Ambiente.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1) Introdução à Ecologia: Definições e conceitos gerais; Multidisciplinariedade; Biodiversidade e evolução. 2) O organismo e o seu meio ambiente: Relação com o ambiente abiótico e fatores limitantes importantes; Equilíbrio energético. 3) Ecologia das populações: Propriedades gerais; Densidade; Natalidade; Mortalidade; Crescimento; Estrutura etária; Regulação; Dispersão; Estrutura; Tipos de interação entre espécies. 4) Ecologia das comunidades: Estrutura da comunidade (diversidade, índices de diversidade, dominância ecológica, cadeias alimentares, estrutura física); Ecótono e efeito de bordadura; Fatores que influenciam a estrutura da comunidade; Dinâmica da comunidade. 5) Ecossistemas: Conceito de ecossistema; O controlo biológico do ambiente químico; Produção e decomposição; Fluxo de matéria e energia no ecossistema. 6) Ciclos biogeoquímicos: Tipos básicos de ciclos biogeoquímicos; O ciclo do: carbono; azoto; oxigénio; enxofre; fósforo; Interações entre ciclos biogeoquímicos.
  • Objetivos

    Objetivos

    O principal objetivo desta Unidade Curricular é dotar os alunos de conhecimentos fundamentais acerca da ecologia, ciência multi-disciplinar. Pretende-se ainda que, através de diversas estratégias de carácter teórico e prático, os alunos possam, tanto individualmente como em grupo, aplicar e solidificar os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre. No final desta unidade curricular, o aluno irá apresentar bases sólidas de conhecimentos fundamentais em ecologia, sendo capaz de aplicar os conceitos adquiridos na compreensão do funcionamento dos ecossistemas. Adicionalmente irá esenvolver as suas capacidades de pesquisa, análise, organização e avaliação crítica de informação, assim como a sua comunicação. Pretende-se assim que os alunos se tornem mais competentes para a construção de valores e atitudes conducentes à tomada de decisões fundamentadas relativas a problemas que envolvam interações entre a Ciência, a Tecnologia, a Sociedade e o Ambiente.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta Unidade Curricular serão realizadas diversas atividades laboratoriais que, apesar de não serem, em si, contempladas como metodologias de ensino inovadoras, permitem a consolidação dos conteúdos e a aquisição de competências práticas. Estas atividades permitem a aplicação de metodologias de ensino inovadoras como o Problem Based Learning, que será aplicado na UC. Adicionalmente pretende-se utilizar metodologias como o Flipped Classroom.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Miller, G. T., Spoonman, S. E. (2015). Essentials of Ecology. 7ª ed. Cengage Learning. Smith, R. L. & Smith, T. M. (2015). Elements of Ecology. 9ª ed. Benjamin Cummings. Bush, M. B. (1997). Ecology of a Changing Planet. New Jersey: Prentice Hall. Odum, E. P. (1997). Fundamentos de Ecologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Begon, M., Harper, J. L., Townsend, C. R. (1996). Ecology. Oxford: Blackwell Science Ltd.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios