-
Apresentação
Apresentação
A UC de Biologia tem como principal objetivo fornecer e aprofundar os conhecimentos em Biologia essenciais a um futuro Engenheiro do Ambiente bem como fornecer bases para UCs subsequentes na licenciatura em Engenharia do Ambiente. Os conhecimentos transmitidos irão contribuír para a construção de valores e atitudes conducentes à tomada de decisões fundamentadas relativas a problemas que envolvam interações entre a Ciência, a Tecnologia, a Sociedade e o Ambiente.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP287-6569
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 Célula. Célula procariota e eucariota. Estrutura interna e organização da célula. Mecanismos de transporte. 2 Informação e hereditariedade. Cromossomas, ciclo celular e divisão celular. Genoma eucariota e expressão génica. 3 Fisiologia. Fisiologia vegetal. Processos autotróficos. Mecanismos de adaptação. Fisiologia Animal, homeostasia e regulação da temperatura. 4 Processos evolutivos. História da vida na Terra. Mecanismos de evolução. Formação de espécies. Construção e uso de filogenias. 5 Evolução da biodiversidade. Bactéria e Archaea. Protistas. Plantas sem semente. Plantas com semente. Fungos. Primeiros animais e Lofotrocozoa. Ecdisozoa. Deuterostómios. 6 Observação do biota. Habitats marinhos e de transição. Habitats dulçaquícolas e terrestres. Biota de ETAS e ETARS.
-
Objetivos
Objetivos
Fornecer os conhecimentos biológicos essenciais a um futuro profissional de ambiente, especificamente: - a compreensão dos processos básicos que assistem à evolução e funcionamento das espécies animais e vegetais; - a compreensão do papel complexo do biota em termos ambientais e socioeconómicos, para uma correta fundamentação na tomada de decisão; - o desenvolvimento de conceitos relativos à biodiversidade e necessidade da sua manutenção. O conhecimento adquirido nesta disciplina é fundamental para as áreas de ecologia, qualidade ambiental, ecotoxicologia, saúde pública, impactes ambientais e modelação ecológica.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta Unidade Curricular serão realizadas diversas atividades laboratoriais que, apesar de não serem, em si, contempladas como metodologias de ensino inovadoras, permitem a consolidação dos conteúdos e a aquisição de competências práticas. Estas atividades permitem a aplicação de metodologias de ensino inovadoras como o Problem Based Learning, que será aplicado na UC. Adicionalmente pretende-se utilizar metodologias como o Flipped Classroom.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Sadava; Hills; Heller; Berenbaum. 2009. Life. The Science of Biology. 9ª edição. USA: Sinauer associates inc. Azcon-Biéto, J.; Talon, M. 1996. Fisiologia e Bioquímica Vegetal. New York: Interamerica, McGraw-Hill. Azeiteiro, U. M.; Bacelar-Nicolau, P.; Vicente, L. 2003. Complementos de Biologia, Lisboa: Edições da Universidade Aberta. Curtis, H.; Sue Barnes, N. 2000. Biología (Sexta edición en español), Espanha: Editorial médica panamericana. Moreira, I. .1993. Histologia vegetal. 3ºed. Lisboa: Didáctica editora. Cox, M. M.; Nelson, D. L. 2011. Principios de bioquimica de Lehninger (edição comemorativa 25 anos - 5ª edição). Artmed. Morgado, F. M.; Pinho, R.; Leão, F. 2000. Para um ensino interdisciplinar e experimental da educação ambiental. Lisboa: Plátano Editora. Pinho, R.; Lopes, L.; Leão, F.; Morgado, F. 2002. Conhecer as plantas nos seus habitats. Lisboa: Plátano editora. Diversos textos de apoio a fornecer ao longo das sessões.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não