-
Apresentação
Apresentação
A atmosfera é um bem comum da Humanidade, não tem fronteiras físicas, geográficas ou políticas. Conhecer e cuidar da atmosfera da Terra é uma obrigação de todos os países embora, por vezes, a história demonstre o contrário. Episódios de poluição atmosférica com consequências sérias para a saúde humana e para o meio ambiente motivaram a necessidade de regular a interação entre as atividades do ser humano e a atmosfera, traduzidos em diversos protocolos, convenções e acordos internacionais. Esta necessidade de regulação está também na origem da definição de redes de monitorização de emissões de poluentes de atividades antropogénicas relevantes e de documentos sobre as melhores tecnologias disponíveis para exercer essas atividades industriais. Destacam-se as atividades ligadas à transformação e uso da energia fóssil pois têm um enorme impacto nas emissões poluentes. A qualidade do ar interior é fundamental para a saúde e bem-estar e depende fortemente da qualidade ao ar atmosférico.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP287-6850
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Atmosfera estrutura, composição, temperatura, pressão. Funções das camadas da atmosfera: camada de O3. Poluição atmosférica Casos históricos. Acordos internacionais. Propriedades de poluentes: SOX, NOX, O3, PM, metais pesados, VOC, POP. Tipos de fontes emissoras. Ciclos naturais (C, S, N, P) na biosfera. Transporte e Dispersão de poluentes Transformação por radicais, ação cinética, fotoquímica Qualidade do Ar Legislação. Entidades reguladoras. Monitorização. Emissões de grandes fontes estacionárias Cálculo de emissões gasosas. Fatores de emissão. Limites de emissão. Bases de dados. Inventários de emissões. Sistemas de tratamento de emissões Tecnologias para mitigação de emissões NOX, PM, aerossóis e POP. Tratamento de misturas de poluentes líquidos e gasosos. Qualidade do Ar Interior Contaminação biológica e química. Efeitos na saúde humana. Sistemas de tratamento de ar interior.
-
Objetivos
Objetivos
Os alunos ficarão a conhecer: 1. estrutura e composição da atmosfera 2. propriedades, efeitos dos poluentes e o impacto das emissões na qualidade do ar atmosférico e do ar interior 3. fontes emissoras, biogénicas e antropogénicas de poluentes atmosféricos e no ar interior 4. mecanismos de transporte e dispersão de poluentes na atmosfera 5. sistemas de informação para gestão da qualidade do ar: amostragem, monitorização, registo e relato de emissões Os alunos serão ser capazes de: 6. quantificar emissões gasosas de processos industriais 7. selecionar dispositivos e amostradores adequados para efetuar medições de emissões poluentes diretamente das fontes 8. selecionar tecnologias de mitigação de emissões poluentes e métodos de tratamento de efluentes gasosos adequados para cada atividade industrial 9. relacionar a qualidade do ar interior com a existência de fontes de contaminação química, biológica e nuclear, com a qualidade do ar atmosférico e com sistemas de ventilação e de tratamento de ar.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os temas são apresentados e discutidos em aulas de tipo expositivo-interativo, suportadas por materiais didáticos diversos, incluindo vídeos, sítios de internet, relatórios técnicos, casos de estudo. As aulas TP focam a solução de problemas reais aplicando os conhecimentos teóricos através da aprendizagem baseada na resolução de problemas (PBL) e recorrendo a: 1) legislação, guiões e documentos de referência normativa; 2) sítios de internet; 3) bases de dados. A análise de resultados é objeto de reflexão crítica apresentação e discussão em aula. A avaliação contínua inclui: T1, T2 Testes de avaliação escrita TG - avaliação individual do trabalho dos estudantes, avaliação do tipo formativa. A nota final NF obtida por avaliação contínua é calculada pela fórmula: NF = 0,50xT1 + 0,50xT2
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Tiwary, A.; Williams, I. 2019. Air Pollution: Measurement, Modelling and Mitigation. 4th Ed. CRC Press. Seinfeld, J H; Pandis, S N. 2016. Atmospheric Chemistry and Physics: from Air Pollution to Climate Change. 3rd Ed. John Wiley & Sons. World Health Organization. 2021. WHO global air quality guidelines: particulate matter (PM2.5 and PM10), ozone, nitrogen dioxide, sulfur dioxide and carbon monoxide [WHO guidelines]. World Health Organization. https://apps.who.int/iris/handle/10665/345329 Portaria nº 138-G/2021 Estabelece os requisitos para a avaliação da qualidade do ar interior nos edifícios de comércio e serviços (…). Diário da República n.º 126/2021, 2º Suplemento, Série I 2021-07-01
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não