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Disciplina Sistemas Eléctricos de Energia II

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular visa dotar o aluno das seguintes competências: - perceber a representação matemática dos componentes associados à análise em regime permanente dos sistemas eléctricos de energia; - resolver problemas de trânsito de potências (modelo AC) e analisar de forma adequada os resultados; - utilizar os resultados do problema de trânsito de potências para efetuar ações de controlo nos sistemas eléctricos de energia; - realizar estudos de curto-circuito simétricos e assimétricos e analisar os resultados por forma a tirar conclusões técnicas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Análise de trânsito de potências: Análise nodal: matriz das admitâncias e das impedâncias nodais para um sistema de n barramentos; Resolução de problemas de trânsito de potências: cálculo das tensões nos barramentos, do trânsito de potências nas linhas e da potência injetada no barramento de compensação e referência; Método de Newton-Raphson e método rápido baseado no princípio de desacoplamento; Controlo do trânsito de potências nas linhas e da tensão nos barramentos; FACTS; Análise de contingências 2. Cálculo de curto-circuitos: Modelos matemáticos dos elementos da rede; Cálculo das correntes de curto-circuito simétricos com recurso à matriz das impedâncias nodais; Método das componentes simétricas: propriedades e impedâncias simétricas; Cálculo de curto-circuitos assimétricos: Fase-Terra, Fase-Fase e Fase-Fase-Terra; Cálculo computacional das correntes de curto-circuito.
  • Objetivos

    Objetivos

    - Estabelecer os modelos matemáticos que representam o comportamento em regime permanente dos vários componentes dos sistemas elétricos de energia; - Formular o problema de trânsito de potências para vários métodos de resolução, nomeadamente, o método de Newton-Raphson e o método rápido baseado no princípio do desacoplamento; - Saber utilizar as técnicas e equipamentos para controlo do trânsito de potências nas linhas, em particular, baterias de condensadores e transformadores com tomadas; - Resolver problemas de trânsito de potências para sistemas de n barramentos utilizando ferramentas computacionais; - Realizar análise de contingências; - Compreender e realizar o cálculo matricial de curto-circuitos simétricos e assimétricos incluindo o cálculo digital das correntes de curto-circuito; - Analisar os resultados provenientes da resolução de problemas de trânsito de potências e da simulação de curto-circuitos e tirar conclusões técnicas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos nas aulas teóricas através da exposição formal e resolução de exemplos simples. Os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas serão aplicados nas aulas teórico-práticas através da resolução de exercícios de elevado grau de dificuldade. Os alunos serão encorajados a resolver os problemas das fichas de trabalho referentes às várias temáticas abordadas nesta unidade curricular usando software dedicado. As horas não presenciais serão orientadas em sessões de "orientação tutorial" com recurso ao sistema e-learning (Moodle). A avaliação é contínua e consiste em duas componentes: Dois trabalhos práticos (40% da classificação final) Teste final (60% da classificação final)
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Vitor Meireles, Circuitos Eléctricos, 5ª edição, LIDEL - Edições Técnicas, LDA, 2009, ISBN: 9789727575862  
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