-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular visa o estudo dos mercados de energia e seus desafios futuros, com especial relevância para os mercados de eletricidade. A unidade curricular pretende que os alunos compreendam as implicações do atual funcionamento de mercado e da sua futura evolução e consequente impacto no planeamento e operação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP732-10370
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Secção I - Mercados de Energia – Visão geral Mercados de eletricidade e sua finalidade: Passado, presente e futuro Razões para a reestruturação mercado de eletricidade Secção II - Modelos de mercado de eletricidade: Mercado do dia seguinte Mercados Intradiário Participantes no mercado e regulação Funcionamento MIBEL – Mercado Ibérico de eletricidade O impacto das energias renováveis nos mercados de eletricidade Secção III - Mercado de energia e flexibilidade: O papel das redes Demand Response Contexto e políticas Novos atores e modelos de negócio Benefícios e barreiras Exemplos de flexibilidade em mercados de eletricidade Desafios Secção IV - Aspetos económicos: Custos, tarifas e preços Secção V - Planeamento e expansão do sistema elétrico Secção VI - Regulação e qualidade do serviço
-
Objetivos
Objetivos
Os conteúdos programáticos pretendem dotar os alunos de uma visão sobre o funcionamento dos diferentes mercados de energia, em particular, dos mercados de eletricidade: - Permitir aprendizagem sobre os instrumentos fundamentais para a compreensão do funcionamento dos mercados de energia; - Analisar os desafios futuros dos mercados de eletricidade devido à transição energética, bem como compreender as vantagens e as limitações associadas à introdução de flexibilidade dos mercados de energia; - Perceber os desafios que as falhas de mercado no sector da energia provocam à regulação económica. A frequência com aproveitamento desta UC permitirá aos estudantes compreender a dinâmica dos mercados de energia, resultantes da acomodação simultânea de diferentes fontes de geração, e em particular, da sua flexibilização. Permitirá ainda a aquisição de conhecimentos relativos ao desenho e operação de mercados de eletricidade, estratégias regulatórias e conceção de sistemas tarifários.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC Mercados de Energia está dividida em duas componentes aulas teóricas e teórico-práticas. Nas aulas teóricas os conhecimentos serão transmitidos simultaneamente quer através da exposição formal de conteúdos relacionados com a UC, através de métodos de interpelação, levantando questões teóricas relacionadas com o tema da disciplina, incentivando o debate durante as aulas, a intervenção e a participação dos alunos. Nas aulas teórico-práticas, os alunos serão incentivados a resolver problemas em fichas de trabalho relativas aos diversos temas abordados nas aulas teóricas desta unidade curricular, à investigação dos temas em causa, o que permitirá o desenvolvimento de competências relacionadas com a elaboração de relatórios escritos e realização de apresentações orais.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
João Saraiva, José Luís Silva, Maria Teresa Leão; Mercados de Electricidade - Regulação e Tarifação de Uso das Redes, FEUP Edições, 2002. ISBN: 972-752-053-7 S. Stoft; Power System Economics, IEEE/Wiley, 2002. ISBN: 0-471-15040-1 Murray, B. (2009). Power Markets and Economics: Energy Costs, Trading, Emissions. Wiley, ISBN: 978-0-470-77966-8. Bhattacharyya, S. C. (2011). Energy Economics, Concepts, Issues, Markets and Governance. Springer, ISBN: 978-0-85729-267-4. Vários artigos publicados nas principais revistas, como Energy Policy, Energy Economics, Renewable and Sustainable Energy Reviews, Energy, Environmental Science and Policy, Environmental and Resource Economics
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não