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Disciplina Máquinas Elétricas II

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular dá continuidade aos conteúdos programáticos abordados em Máquinas Elétricas I. Trata-se de uma unidade curricular focada no estudo, análise e dimensionamento das principais máquinas eletromagnéticas presentes no cotidiano da sociedade atual, em seus mais diversos ambientes.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conversão Electromecânica de Energia campo de ligação co-energia magnética forças e binários electromagnéticos Enrolamentos de ME rotativas forças magnetomotrizes enrolamentos com distribuições discretas e sinusoidais campo girante indutâncias equações das tensões e correntes nos enrolamentos (ETCE) Máquina Assíncrona Trifásica (MA) matrizes das indutâncias ETCE transformações de Clarke e Park binário Modelo equivalente da MA em regime estacionário equilibrado (REE) análise balanço energético modelo de Thévenim binário curvas características Máquina Síncrona (MS) matrizes das indutâncias ETCE binário de relutância e de reacção manobra de arranque Modelo equivalente da máquina síncrona em REE dedução e análise reactância síncrona ângulo de potência balanço energético binário operação como motor/gerador e como compensador síncrono Máquinas Especiais motores passo a passo, de relutância, híbridos, monofásicos de indução e série universal
  • Objetivos

    Objetivos

    Tendo sido introduzidas em Máquinas Elétricas I algumas das ferramentas de análise necessárias, assim como o estudo do transformador e da máquina de corrente contínua, procede-se agora ao estudo e análise da máquina assíncrona, da máquina síncrona e de algumas máquinas elétricas especiais. Pretende-se dotar os alunos com capacidades de análise e ferramentas para o dimensionamento de máquinas elétricas (ME), desenvolvendo sua aptidão para entender os princípios de operação de cada máquina, bem como sua aplicabilidade em problemas práticos. Simultaneamente, busca-se que os alunos ampliem seu espírito crítico na análise de resultados, promovendo a evidência experimental dos conceitos ensinados por meio de ensaios laboratoriais e da realização de trabalhos de simulação, utilizando modelos desenvolvidos pelos próprios alunos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Para dar suporte ao processo de ensino-aprendizagem, são usadas projecções de slides, software de simulação da área da electrotécnica e projecção de vídeos demonstrativos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Slides da UC de Máquinas Eléctricas II - U. Lusófona - José Alberto
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