filmeu

Disciplina Informática e Programação

  • Apresentação

    Apresentação

    Melhorar conhecimentos sobre hardware, compreendendo a interligação entre os vários componentes; Desenvolver conhecimentos que permitam a automatização de tarefas relacionadas com os Sistemas de Informação através de linguagens de programação de alto nível; Combinar o desenvolvimento de algoritmos com a necessidade de automatização de processos repetitivos em aplicações informáticas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - Tecnologias de Informação e Comunicação - Dados vs Informação - Sistemas Informático (Tipos de Software; Sistemas de numeração; Unidades de Informação; Funcionamento de um CPU; Memória de um computador; Dispositivos de armazenamento; Periféricos) - Introdução ao Word, PowerPoint e Excel (na ótica do utilizador) - Formas de representar um algoritmo (Descrição narrativa; Fluxograma; Pseudocódigo) - Programação estruturada - Linguagem Algorítmica (Palavras Reservadas; Tipos de Dados; Constante e Variável; Expressões; Operadores de Atribuição, Aritméticos, Relacionais e Lógicos; Instruções sequenciais, de decisão e de repetição) - Introdução ao MatLab/Octave (Ambiente de trabalho em MatLab; Declaração e tipo de variáveis; Operadores; Estruturas de decisão e de repetição) - Introdução ao VBA (Ambiente VBA em Excel; Configurações de segurança das macros; Declaração e tipo de variáveis em VBA; Operadores em VBA; Estruturas de decisão e de repetição em VBA)
  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolver a capacidade de raciocínio passo a passo através da criação de algoritmos; Promover a capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos em situações reais do ambiente empresarial; Criar bases para o apoio às unidades curriculares seguintes, através do desenvolvimento de sistemas de informação auxiliares.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC apresenta-se dividida em sessões teóricas e sessões práticas. Nas sessões teóricas mais do que o método expositivo, pretende-se cativar e fomentar o espírito de intervenção, lançando constantemente necessidades teóricas de desenvolvimento de aplicações, as quais obrigam a um encadeamento de raciocínio sem recorrer ao papel ou à programação, ampliando a capacidade de segmentação de raciocínio. Nas sessões práticas serão lançados desafios, os quais deverão gerar soluções optimizadas. O regime de avaliação incluirá um exame a meio do semestre e outro no final, cada um com valorização de 40% para a classificação final. Adicionalmente, haverá um trabalho prático com valorização de 20%. É exigida uma classificação mínima de 7/20 em cada elemento de avaliação.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Aguilar, L. J. Fundamentos de Programação - Algoritmos, Estruturas de dados e objectos. Mc-Graw Hill. - Aprender GNU Octave - http://octave.di.uminho.pt/index.php/Aprender_GNU_Octave - GNU Octave Wiki - https://wiki.octave.org/GNU_Octave_Wiki - Loureiro, H. Excel 2007 Macros & VBA, Curso Completo. FCA Editora.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios