-
Apresentação
Apresentação
O impacto estratégico dos sistemas de informação (SI) nas organizações, está associado à contínua evolução das tecnologias e sistemas de informação, bem como ao ambiente dinâmico e competitivo que as organizações enfrentam. Os Sistemas de Informação, são constituídos por todos os componentes inter-relacionados que recolhem, processam, armazenam e distribuem dados ou informação para apoiar o controlo e a tomada de decisão numa organização. Neste sentido, a unidade curricular contempla um conjunto de fatores importantes que permitem criar uma gestão estratégica para as organizações, a partir da definição dos tipos de sistemas de informação, a modelação e a caraterização das ferramentas para os sistemas de informação, as soluções organizacionais de tecnologias de informação para suporte aos sistemas de informação e a importância da extração do conhecimento de dados, para a gestão, criação de padrões e previsões, bem como gerar valor ao nível organizacional e social.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP452-1131
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Sistemas de Informação: Dados, Informação e Conhecimento Funções e tipos de Sistemas de Informação Tipos de Sistemas de Informação Sistema de Gestão de Base de Dados (SGBD) Sistemas de Informação de Apoio à Decisão e Empresariais Tecnologias da Informação (TI) Sistemas de Informação - Modelação: Modelagem de sistemas com UML Desenho, Produção e Automação do Escritório Formação e Ensino Sistemas Estratégicos Segurança e ética Soluções organizacionais de TI para suporte aos SI: Business Intelligence ERP- Enterprise Resource Planning SCM - Supply Chain Management CRM- Costumer Relationship Management Sistemas Big Data & Analytics Extração de Conhecimento de Dados: Sistemas Transacionais - OLTP (Online Transaction Processing) Data Extraction (Extração de Dados) ETL - Extract, Transform & Load Data Wharehouse Data Warehouse e Sistemas OLAP, Modelo Multidensional e Online Analytical Processing KDD Data Mining Business Intelligence
-
Objetivos
Objetivos
Dar a conhecer o contexto dos Sistemas de Informação enquanto ferramenta no domínio da gestão das organizações. Promover uma atitude ativa para o desenvolvimento e implementação dos sistemas de informação nas organizações, promovendo a capacidade de avaliação de sistemas, planeamento e desenvolvimento ou implementação dos mesmos. Permitir o conhecimento do sistema de informação existente no mundo empresarial e demonstrar a capacidade de integração da informação nas diferentes funções organizacionais, potenciando o controlo e apoio nos processos de tomada de decisão. Espera-se dos estudantes: conhecimento dos principais conceitos e tipos de sistemas de informação usados pelas organizações; desenvolvimento e integração de algumas das competências conceptuais e técnicas da gestão empresarial, integrando numa plataforma através da parametrização de raiz de um sistema de organização em ambiente de simulação empresarial.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alturas, B. (2013). Introdução aos Sistemas de Informação Organizacionais. Edição ou Reimpressão: 11-2013. ISBN: 9789726187400. Edições Sílabo. Allweyer, T. (2009). BPMN 2.0. Business Process Model And No. Editor: Books on Demand, ISBN: 9783839121344. Amaral, L. e Varajão, J. (2000) "Planeamento de Sistemas de Informação", FCA. Baars, H., & Kemper, H. G. (2008). Management Support with Structured and Unstructured Data-An Integrated Business Intelligence Framework. Information Systems Management, 25(2), 132-148. https://doi.org/10.1080/10580530801941058 . Borges, J. L. M., Cunha, J. F., Dias T. G. (2015). Modelação de Dados em UML. Uma Abordagem por Problemas. ISBN: 978-972-722-812-6, FCA. Brocke, J. V., Rosemann, M. Manual de BPM (2013) . Gestão de processos de negócio. Editor: Bookman, ISBN: 9788582600658 Inmon, B. (2005). Building the Data Warehouse (4 ed.). Wiley. https://doi.org/10.1017/CBO9781107415324.004 .
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não