filmeu

Disciplina Algoritmos e Estruturas de Dados

  • Apresentação

    Apresentação

    Analisar a complexidade das principais estruturas de dados dinâmicas: vetores (arrays), matrizes,, pilhas e filas. Estudar os principais algoritmos de pesquisa e ordenação. Implementar as estruturas e os algoritmos em C. Pretende-se trabalhar no aluno a capacidade abstração e resolução de problemas através da especificação de algoritmos e estruturas de dados. Desenvolver a capacidade de compreender um problema, de desenhar a solução na forma de um algoritmo e de compreender os aspetos relevantes para a sua conversão numa linguagem de programação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Conceitos de Algoritmos e Estruturas de Dados   Algoritmia e modelação de problemas Representação e notação algorítmica Tipos e Estruturas de Dados Analise da eficiência de algoritmos   2. Estruturas de dados dinâmicas   Vetores e Matrizes Pilhas e Filas   3. Ordenação e Pesquisa   Algoritmos de ordenação e pesquisa Pesquisa: sequencial, binária, hashing Comparação dos algoritmos   4. Recursividade   Conceitos base Função Fatorial, Fibonacci Problemas clássicos de funções recursivas   5. Implementação em C   Algoritmia e programação Linguagens de programação Implementação de algoritmos Introdução à programação em C
  • Objetivos

    Objetivos

    Saber definir e especificar um algoritmo; Ser capaz de analisar a complexidade e eficiência dos algoritmos mais relevantes; Ser capaz de implementar as estruturas de dados mais relevantes, nomeadamente arrays, matrizes, pilhas e filas; Uso técnicas algorítmicas, como seja pesquisa, ordenação; Compreender e implementar técnicas de programação recursivas; Saber identificar os problemas típicos da programação imperativa e procedimental e enunciar os princípios fundamentais da engenharia de software.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas Utilização de ambientes integrados de programação de modo a implementar os algoritmos e problemas (exercícios) analisados em sala de aula. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Vasconcelos, J.B. Python: Algoritmia e Programação Web , Editora FCA Informática, Grupo Lidel, 2015. Vol. 1. 328 p. ISBN: 978-972-722-813-3. Cormen,T.; Leiserson, C.; Rivest, R.; Stein,C.; Introduction to Algorithms .The MIT Press. 3rd Ed. 2009. ISBN 0262033844. Vasconcelos, J.B.; Carvalho, J.V.; Algoritmia e Estruturas de Dados . Centro Atlântico. 1ª Ed. 2005. ISBN 9896150125.    
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios