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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular cobre as atividades iniciais de um projeto de engenharia informática, pelo que se pretende fornecer ferramentas ao estudante para: Documentar os requisitos de um sistema de software no âmbito do ciclo de desenvolvimento de software. Analisar e desenhar sistemas e as suas componentes utilizando uma linguagem de modelação, nomeadamente UML. Especificar e desenvolver interfaces para sistemas assentes na web utilizando tecnologias atualmente requisitadas pelo mercado de trabalho.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP452-22523
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Parte teórica: Breve introdução aos Sistemas Requisitos de um Sistema Processos de Engenharia de Requisitos Documento do Estudo Prévio Documento de Especificação de Requisitos Interfaces e Usabilidade World Wide Web (WWW) e HTTP HyperText Markup Language (HTML5) Cascading Style Sheets (CSS3) Parte prática: Unified Modeling Language (UML) Diagramas de casos de uso (UML) Diagramas de classes (UML) Diagramas de objetos (UML) Diagramas de atividades (UML) Diagramas de estados (UML) Sistemas CASE para UML Especificação de interfaces com o utilizador Prática de HTML5 Prática de CSS3
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Objetivos
Objetivos
Identificar os tópicos-chave nas atividades de engenharia de requisitos de sistemas de software. Sensibilizar para a importância do processo de engenharia de requisitos. Apresentar as principais etapas do processo de desenvolvimento de requisitos. Escrever um documento de especificação de requisitos de um sistema de software. Adotar boas práticas de escrita de requisitos. Enquadrar os diferentes diagramas da UML no ciclo de desenvolvimento de software Conhecer os elementos de modelação da UML Modelizar software utilizando de forma eficiente e adequado os diagramas da UML. Utilizar ferramentas CASE para produzir modelos em UML Modelizar e especificar as interfaces de um sistema com utilizadores recorrendo a ferramentas de mockup. Conhecer os fundamentos de tecnologias de front-end assentes na web como HTML5 e CSS3
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Método expositivo nas aulas teóricas, complementado com exemplos de aplicação. Métodos expositivo nas aulas práticas intercalado com resolução de exercícios práticos pelos alunos. Avaliação contínua em seis componentes: dois testes incidindo sobre a parte teórica e parte prática (30% cada). quatro trabalhos práticos sob a forma de um documento de estudo prévio (5%), um documento de especificação de requisitos (15%), uma especificação de interfaces (5%) e um protótipo em front-end web (15%). Todos os componentes de avaliação contínua são obrigatórios. É necessário, para aprovação na unidade curricular, obter um mínimo de 5 valores em cada componente.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Kotonya, Gerard; Sommerville, Ian - Requirements Engineering: Processes and Techniques, JohnWiley & Sons, 1998 Booch, Grady; Rumbaugh, James; Jacobson, Ivar - The Unified Modeling Language User, Guide,Addison Wesley, 1998 Goldstein, Alexis; Lazaris, Louis; Weyl, Estelle - HTML5 & CSS3 For The Real World, Sitepoint, 2015
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não