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Disciplina Desenho de Sistemas Interativos

  • Apresentação

    Apresentação

    O objectivo geral é o de proporcionar uma sólida introdução ao desenho de sistemas interativos (interaction design).
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos: Desenho de interação (6 horas) Conceitos fundamentais A relação do desenho de interação com outras disciplinas Projeto de desenvolvimento de media digitais interativos (39 horas) Contextualização Identificação dos utilizadores e criação de personas Descrição de cenários e de histórias de utilização Construção e validação de protótipos de baixa fidelidade Construção e validação de protótipos de alta fidelidade As estudantes são ainda apoiados com 15 horas de tutoria individual ou em grupo.
  • Objetivos

    Objetivos

    No final, os alunos devem: Perceber o que é o desenho de sistemas interativos; Saber situar o processo do desenho de sistemas interativos no constexto dos processos de análise, concepção e desenvolvimento da engenharia de software; Ser capazes de conceber um sistema interativo: descrever personas, cenários e histórias do utilizador; conceber a arquitetura da informação; e compor maquetas e protótipos; e Ter capacidade para testar e aferir a usabilidade de maquetas e protótipos de determinados tipos de media digitais interativos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta unidade curricular usam-se laboratórios virtuais (Loop11) para a condução de estudos de usabilidade presencaiis e remotos. A UC segue um padrão de aprendizagem ativa e basada em projetos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alan Cooper, Robert Reimann, and Dave Cronin. 2007. About Face 3: The Essentials of Interaction Design. John Wiley & Sons, Inc., New York, NY, USA.
INSCRIÇÃO AVULSO
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