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Apresentação
Apresentação
Esta disciplina identifica com clareza os princípios teóricos fundamentais dos sistemas digitais, permite que o aluno domine as técnicas formais de especificação e representação de circuitos digitais combinatórios e sequenciais, e fornece ao aluno o domínio das metodologias de utilização de circuitos digitais e o conhecimento dos tipos mais comuns de circuitos utilizados na realização dos blocos funcionais dos computadores
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP452-7
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO Métodos de sistema de numeração Métodos das divisões sucessivas Métodos das Multiplicações sucessivas Aritmética (Soma, Subtracção) ÁLGEBRA DE BOOLE Propriedades e operações fundamentais Teoremas de Morgan Portas Lógicas Suficiência das portas NOR e NAND CIRCUITOS COMBINATÓRIOS Mapas de Karnaught Técnicas de Bridging Somadores e Comparadores Multiplexores Representação de Funções com Multiplexores Portas Tri-State Descodificadores Codificadores CIRCUITOS SEQUENCIAIS Latches e Flip-Flops Latch Estático Latch Set Latch Set-Reset Enable Latch Tipo D Flip-Flops Master-Slave Flip-Flop Tipo SR, D, JK e T Flip-Flops Edge Triggered Contadores Contador em Anel Contador Síncrono em Módulo 2n Leitura de Mapas de Karnaught com variáveis inseridas Registos Shift-Registers Projeto de máquinas de estado Máq. de Estado Máq. de Moore e Mealy Projeto de máq. de estado DISPOSITIVOS DE MEMÓRIA RAM, ROM, PAL, FPGA Introdução aos processadores
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Objetivos
Objetivos
A disciplina de Sistemas Digitais tem como objectivo primordial disponibilizar ao aluno o conhecimento e os métodos essenciais à análise e projecto físico de computadores, com uma ênfase nos seus blocos funcionais que se baseiam em circuitos electrónicos digitais. Pretende-se preparar o aluno para a realização da síntese, minimização e implementação dos circuitos lógicos combinatórios e sequenciais que são utilizados nos subsistemas digitais.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A plataforma Moodle é utilizada, não só para disponibilizar os materiais de estudo, mas também para realizar diversos momentos de avaliação contínua, permitindo aos estudantes ter acesso imediato à classificação obtida (o que constitui um fator motivador). O Moodle é ainda utilizado como ferramenta de comunicação assíncrona, através da criação de diversas atividades H5P que permitem que os estudantes aproveitem melhor o tempo de estudo fora das horas de contato. Durante as horas de contato serão utilizadas Live Polls e Quizzes de modo a envolver os estudantes no processo de ensino aprendizagem. Será pedido aos estudantes que utilizem uma ferramenta do tipo Flip Grip para criarem apresentações.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Amaral, Acácio Manuel Raposo, 2019, - Eletrónica Digital, Edições Sílabo, ISBN 978-972-618-992-3 Rodrigues, Victor Pimenta; Araújo, Mário Seia de - Projecto de Sistemas Digitais. Presença Padilla, A. J. G., 1993, Sistemas Digitais, McGraw-Hill de Portugal. Baptista, C. P., 2002, Fundamental dos Sistemas Digitais, FCA, Editora de Informática. Marcovitz, A. B., 2004, Introduction to Logic Design, McGraw-Hill, 2nd Ed.. Kaplan, D. M., White, C. G., 2003, Hands-On Electronics: A Practical Introduction to Analog and Digital Circuits, Cambridge University Press
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não