filmeu

Disciplina Sistemas Digitais

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta disciplina identifica com clareza os princípios teóricos fundamentais dos sistemas digitais, permite que o aluno domine as técnicas formais de especificação e representação de circuitos digitais combinatórios e sequenciais, e fornece ao aluno o domínio das metodologias de utilização de circuitos digitais e o conhecimento dos tipos mais comuns de circuitos utilizados na realização dos blocos funcionais dos computadores
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    SISTEMAS DE NUMERAÇÃO Métodos de sistema de numeração Métodos das divisões sucessivas Métodos das Multiplicações sucessivas Aritmética (Soma, Subtracção) ÁLGEBRA DE BOOLE Propriedades e operações fundamentais Teoremas de Morgan Portas Lógicas Suficiência das portas NOR e NAND CIRCUITOS COMBINATÓRIOS Mapas de Karnaught Técnicas de Bridging Somadores e Comparadores Multiplexores Representação de Funções com Multiplexores Portas Tri-State Descodificadores Codificadores CIRCUITOS SEQUENCIAIS Latches e Flip-Flops Latch Estático Latch Set Latch Set-Reset Enable Latch Tipo D Flip-Flops Master-Slave Flip-Flop Tipo SR, D, JK e T Flip-Flops Edge Triggered Contadores Contador em Anel Contador Síncrono em Módulo 2n Leitura de Mapas de Karnaught com variáveis inseridas Registos Shift-Registers Projeto de máquinas de estado Máq. de Estado Máq. de Moore e Mealy Projeto de máq. de estado DISPOSITIVOS DE MEMÓRIA RAM, ROM, PAL, FPGA Introdução aos processadores
  • Objetivos

    Objetivos

    A disciplina de Sistemas Digitais tem como objectivo primordial disponibilizar ao aluno o conhecimento e os métodos essenciais à análise e projecto físico de computadores, com uma ênfase nos seus blocos funcionais que se baseiam em circuitos electrónicos digitais. Pretende-se preparar o aluno para a realização da síntese, minimização e implementação dos circuitos lógicos combinatórios e sequenciais que são utilizados nos subsistemas digitais.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A plataforma Moodle é utilizada, não só para disponibilizar os materiais de estudo, mas também para realizar diversos momentos de avaliação contínua, permitindo aos estudantes ter acesso imediato à classificação obtida (o que constitui um fator motivador). O Moodle é ainda utilizado como ferramenta de comunicação assíncrona, através da criação de diversas atividades H5P que permitem que os estudantes aproveitem melhor o tempo de estudo fora das horas de contato.  Durante as horas de contato serão utilizadas Live Polls e Quizzes de modo a envolver os estudantes no processo de ensino aprendizagem. Será pedido aos estudantes que utilizem uma ferramenta do tipo Flip Grip para criarem apresentações.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Amaral, Acácio Manuel Raposo, 2019, - Eletrónica Digital, Edições Sílabo, ISBN 978-972-618-992-3 Rodrigues, Victor Pimenta; Araújo, Mário Seia de - Projecto de Sistemas Digitais. Presença Padilla, A. J. G., 1993, Sistemas Digitais, McGraw-Hill de Portugal. Baptista, C. P., 2002, Fundamental dos Sistemas Digitais, FCA, Editora de Informática. Marcovitz, A. B., 2004, Introduction to Logic Design, McGraw-Hill, 2nd Ed.. Kaplan, D. M., White, C. G., 2003, Hands-On Electronics: A Practical Introduction to Analog and Digital Circuits, Cambridge University Press
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios