filmeu

Disciplina Fundamentos de Programação

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Fundamentos de Programação proporciona o primeiro contato com uma linguagem de programação. Focada no aprendizado de uma linguagem específica, a UC explora os aspectos sintáticos e semânticos da linguagem, além de analisar como o compilador interpreta o código. São abordados tópicos relacionados aos tipos de variáveis disponíveis e ao seu armazenamento em memória. Os estudantes desenvolvem habilidades de organização de código modular e aprimoram o raciocínio necessário para a implementação de algoritmos eficientes. A linguagem C, escolhida para o curso, é sintaticamente simples e altamente flexível, exigindo que o programador tenha um bom entendimento do que está a fazer. Essa base sólida facilitará a transição para outras linguagens modernas, que apresentam paradigmas de programação mais avançados e complexos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução à programação A programação no contexto de projectos de desenvolvimento de software Conceitos básicos de algoritmo, programa, abstração, sintaxe e semântica, compilador e interpretador Paradigmas de programação Introdução à programação em C Processo de compilação Sintaxe da linguagem C Sintaxe de uma linguagem Estrutura de um programa Tipos de dados Ordem de avaliação dos operadores, operadores unitários, conversão entre tipos de dados básicos Comunicação básica com o utilizador Estruturas de controlo (selecção simples, alternativa e múltipla, while, do...while, for) Manipulação de Arrays e Matrizes Subprogramas / Funções Passagem de parâmetros por valor e referência Apontadores de memória Apontadores e arrays Alocação dinâmica de memória Manipulação de ficheiros de texto e binários Tipos de dados estruturados estáticos e dinâmicos (structs) Gestão de erros
  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo desta disciplina é fornecer as bases para o desenvolvimento de um programa computacional. Nesta disciplina é reforçada a importância da criação de algoritmos para a resolução de problemas e consequente codificação numa linguagem de programação. Neste processo são ainda introduzidas formas de armazenamento de dados que auxiliam o desenvolvimento de programas em linguagem de programação C. No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de: - Estruturar um raciocínio que lhe permita delinear uma solução, construir um algoritmo e implementar um programa em C que cumpra os objetivos pretendidos, para problemas de pequena/média complexidade; - Aplicar conhecimentos fundamentais de programação imperativa, na linguagem C, designadamente estruturar um programa em funções, compreender a passagem de parâmetros por valor, processar arrays e estruturas de dados mais complexas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas teóricas sarão expositivas integrando sempre exemplos de aplicação das matérias que são apresentadas de modo a facilitar a compreensã dos tópicos lecionados. As aulas de prática laboratorial permitem ao estudante exercitar as matérias lecionadas e onde o estudante é encorajado a desenvolver os programamas autonomamente.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Damas, L. Sebenta Universidade Lusófona Humanidades e Tecnologias. Linguagem C. 10a. Edição, LTC, 2007  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios