-
Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular tem por objetivo a reflexão crítica sobre algumas das correntes mais importantes do pensamento contemporâneo, inseridas nos seus contextos históricos. O carácter interdisciplinar dos conhecimentos propicia instrumentos teóricos para uma melhor compreensão da contemporaneidade.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP290-117
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A Génese do Pensamento contemporâneo Pensamento político moderno .Maquiavel e o Príncipe; Hobbes e o Leviathan Grandes pensadores da viragem do Antigo Regime para o mundo Contemporâneo: Os exemplos de Locke e Rousseau; Revolução Industrial, socialismo utópico e socialismo científico; Moderno e pós-moderno: as características gerais da pós-modernidade. A Globalização: a revolução da sociedade da Informação e o cosmopolitismo .
-
Objetivos
Objetivos
Esta U.C. propicia conhecimentos que permitam a compreensão das grandes correntes de pensamento que influenciaram e influenciam o mundo contemporâneo. Visa igualmente dotar os discentes de instrumentos conceptuais que lhes possibilitem ter não apenas um pensamento analítico e reflexivo adequado às maiores problemáticas do pensamento contemporâneo, mas também aplicar os conhecimentos teóricos a casos concretos. E ainda, desenvolver a capacidade de construir um discurso teórico coerente, estruturado e rigoroso sobre a contemporaneidade.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O método é teórico-prático, com recurso a metodologias ativas (aprendizagem baseada em problemas). Baseia-se na apresentação e exposição dos conteúdos programáticos, recorrendo, quando for pertinente, à leitura e análise de textos, de modo a promover a participação dos estudantes na discussão crítica das questões apresentadas. A avaliação é contínua, de acordo com o Regulamento de avaliação da Universidade Lusófona.. A AC é constituída por um teste, um trabalho (escrito e oral) e participação nas aulas. O teste vale 50%, e será realizado no final do semestre. O trabalho tem a valoração total de 40%.O desempenho do estudante nas aulas tem o valor de 10%. A classificação final deve ser igual ou superior a 10 valores.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Amaral, D.F. (2011) História do Pensamento Político Ocidental. Coimbra: Almedina. Banond, I. (2014). História das Ideias Políticas. Parede: Principia. Ferro, P.R. (2012). Democracia Liberal. Coimbra: Almedina. Giddens, A. (2019). O mundo na era da globalização . (9ª ed.). Lisboa: Presença. Kilcullen, J (ed.) (2019). Medieval Political Philosophy. California: Stanford University Press. Kukathas, C. & Pettit, P. (2005). Rawls: «uma teoria da justiça» e os seus críticos. Lisboa: Gradiva. Locke, J. (2014). Carta sobre a Tolerância. Lisboa: Ed. 70. Manent, P. (2015). História Intelectual do Liberalismo. Lisboa: Ed. 70. Miguens, S. (2023), A filosofia contemporânea. Figuras e movimentos. Edições 70. Neves, F. S. (2015). Introdução ao Pensamento Contemporâneo. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Sen, A. (2010). A Ideia de justiça. Coimbra: Almedina. Silva, J.M.R. (2013). A Nova ordem Internacional e a Crise Europeia. Lisboa: Chiado Editora.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não