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Apresentação
Apresentação
A presente UC visa apresentar um conjunto de conceitos que permitam salientar a relevância da Inovação e Empreendedorismo (IE) como elemento de vantagem competitiva para a Sociedade e as Organizações; apresentar problemas gerais da IE enquanto práticas da gestão, fatores de desenvolvimento e fontes de geração de riqueza; caracterizar o processo de IE; destacar a natureza do ambiente em que a empresa opera e suas consequências para o sucesso do negócio, sobretudo em relação ao aproveitamento de oportunidade e ideias inovadoras; sensibilizar os alunos para a atividade empreendedora, como fator de criação e agregação de valor; discutir a aplicação dos fundamentos de IE à gestão; e trabalhar em grupo na pesquisa, análise e discussão de artigos, indexados à Web of Science ou SCOPUS. Todos estes conteúdos são orientados à aplicação no mundo real, o que é refletido nos conteúdos programáticos e nas metodologias de ensino e avaliação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP6623-10784
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Módulo I – Inovação Fundamentos teóricos: História, enquadramento e obstáculos Criatividade e inovação Abordagens atuais de referências em inovação: abordagem sistémica da inovação Gerir inovação e mudança Comportamento inovador Módulo II – Empreendedorismo Origens, formas e dinâmicas Empreendedor: ser ou não ser? Empreendedor inovador Empreendedorismo e desenvolvimento sustentável Módulo III – Empreendedorismo Plano de Negócios
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Objetivos
Objetivos
Aferir a relação entre a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável das organizações e das economias; Articular conceitos que permitam compreender a importância da inovação e do empreendedorismo como fontes de vantagem competitiva para as organizações e economias; Abordar e discutir teorias, modelos e práticas relacionados com a inovação, a mudança e o (intra)empreendedorismo nas organizações e nas economias; Analisar criticamente a literatura científica sobre inovação e empreendedorismo.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino adotada valoriza uma adequada combinação entre a exposição teórica e a sua sustentação na análise de casos e na auto-aprendizagem, permitindo mais facilmente apreender e consolidar conceitos e instrumentos relacionados com a conceção e desenvolvimento da estratégia.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Reis, F.R. & Reis, R. L. Manual de Estratégia Empresarial, Inovação e Empreendedorismo. Edições Síabo. (2022) Fetrati, M. A., Hansen, D., & Akhavan, P. (2022). How to manage creativity in organizations: Connecting the literature on organizational creativity through bibliometric research. Technovation , 115 , 102473. Hospers, G. J. (2005). Joseph Schumpeter and his legacy in innovation studies. Knowledge, Technology & Policy , 18 (3), 20-37. Khosravi, P., Newton, C., & Rezvani, A. (2019). Management innovation: A systematic review and meta-analysis of past decades of research. European Management Journal , 37 (6), 694-707. Kuratko, D. F., & Morris, M. H. (2018). Examining the future trajectory of entrepreneurship. Journal of Small Business Management , 56 (1), 11-23. Ratinho, T., Amezcua, A., Honig, B., & Zeng, Z. (2020). Supporting entrepreneurs: A systematic review of literature and an agenda for research. Technological Forecasting and Social Change , 154 , 119956.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não